O Governo de Goiás abriu inscrições para o programa Start, que oferece cursos gratuitos de robótica e tecnologia a crianças e jovens entre 8 e 20 anos. Com vagas preferenciais para alunos da rede pública e reserva de 50% das vagas para meninas, o programa visa introduzir os participantes no mundo da tecnologia, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras para suas comunidades. As inscrições estão abertas até 7 de outubro de 2024 e podem ser feitas pelo formiulário.
Oferecido em 24 laboratórios distribuídos por 21 cidades do estado, o Start proporciona o acesso a equipamentos avançados, como impressoras 3D, drones e óculos de realidade virtual. “Queremos mostrar para essas crianças e jovens, muitas vezes de baixa renda, que a tecnologia é um caminho possível. Elas aprenderão a programar e, principalmente, a pensar em soluções tecnológicas para problemas locais”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
O curso é dividido em três módulos: introdutório, que aborda os fundamentos da robótica e novas tecnologias; intermediário, onde os alunos desenvolvem projetos mais avançados; e avançado, focado em soluções práticas para as necessidades da comunidade. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com um dia adicional dedicado a tirar dúvidas.
Além de promover a inclusão de jovens no universo tecnológico, o programa busca ampliar a participação feminina na área. “Reservamos vagas para meninas para garantir que esses espaços sejam ocupados por elas e, assim, contribuirmos para a equidade de gênero no setor tecnológico”, afirma Daniele Silva, gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti.
O Start faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), integrando o programa “Goianas na Ciência e Inovação”. Participam do programa as cidades de Goiânia, Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana, Valparaíso de Goiás.