Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, na Arábia Saudita, desenvolveram uma solução inovadora baseada em inteligência artificial (IA) para monitorar e proteger os recifes de coral no Mar Vermelho. A informação é do
Arab News.
A tecnologia Coral-IA combina o monitoramento ambiental em tempo real com o fornecimento automatizado de micro-organismos benéficos e oferece uma abordagem proativa para manter a saúde dos corais.
O Mar Vermelho é uma área de estudo importante para os ecossistemas de corais e serve de refúgio para várias espécies de animais. No entanto, devido ao aumento da temperatura do oceano nos últimos anos, os recifes de coral estão sujeitos ao branqueamento.
O Coral-IA representa um avanço significativo no gerenciamento da saúde dos recifes de coral. Ele fornece de forma autônoma microrganismos úteis aos recifes, detecta sinais de estresse dos corais, adapta a dosagem e fornece monitoramento ambiental. Usando algoritmos e sensores especiais, o sistema ajusta o fornecimento dos microrganismos saudáveis necessários às demandas atuais dos recifes de coral, protegendo-os e melhorando sua saúde.
O sistema Coral-IA tem grande valor para a conservação global. Embora o projeto seja automatizado, especialistas humanos ainda desempenham uma função importante na configuração e análise de dados, bem como na tomada de decisões estratégicas.
Embora a tecnologia Coral-IA só tenha sido testada no Mar Vermelho da Arábia Saudita até o momento, seu sucesso abre as portas para a implementação em outras regiões com desafios semelhantes. Essa solução inovadora representa um avanço significativo na conservação e proteção dos recifes de coral e contribui para os esforços globais de preservação.
Fotografia:
iStock