A Google acaba de reforçar os superpoderes do seu assistente de inteligência artificial, o Gemini, dentro do Google Drive. Se desde março já era possível utilizar a IA para criar ficheiros e pastas, a nova atualização vem facilitar ainda mais a gestão do seu espaço de armazenamento digital, permitindo agora mover ficheiros entre pastas utilizando simples comandos de linguagem natural.
A gigante tecnológica descreve a funcionalidade como uma forma de “otimizar a gestão de ficheiros”, mas na prática, a mudança é bastante direta: já pode dar ordens ao Gemini para arrumar a sua confusão de ficheiros.
Como funciona esta nova organização por IA?
O processo é surpreendentemente simples. Basta selecionar os ficheiros que pretende organizar, abrir o painel lateral do Gemini no Google Drive e escrever o seu pedido como se estivesse a falar com uma pessoa. Para quem lida com estruturas de pastas complexas, esta funcionalidade pode representar uma poupança de tempo significativa, eliminando a necessidade de arrastar e largar ficheiros manualmente entre diferentes localizações.
A Google sugere alguns exemplos de comandos que pode experimentar:
“Cria uma nova pasta em O meu disco chamada Previsão T2”
“Move o ficheiro @resumo T1 na minha pasta Previsão T1 para a pasta @Previsão T2”
“Cria uma nova apresentação na pasta Previsão T2”
Que comandos pode utilizar (para já)?
De acordo com o anúncio feito pela empresa no seu blog oficial Google Workspace Updates, as ações disponíveis de momento são as seguintes:
Mover ficheiro(s) para uma pasta específica.
Mover ficheiro(s) para “esta pasta” (a pasta atualmente aberta).
Criar uma nova pasta (com ou sem um nome especificado).
Criar um novo Google Docs, Sheets ou Slides (com ou sem um nome especificado).
É importante notar que, por agora, a funcionalidade tem uma limitação: só é possível mover um máximo de 5 ficheiros de cada vez.
Disponibilidade: quem recebe e quando?
A distribuição desta nova capacidade começou de forma gradual no dia 7 de julho de 2025 e, segundo a Google, poderá demorar até 15 dias para chegar a todos os utilizadores elegíveis. A funcionalidade está disponível para subscritores do Google Workspace nos planos Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, bem como para clientes com os complementos Gemini Education ou Google One AI Premium.
Numa outra novidade relacionada com o Gemini, no início deste mês, a Google também integrou a capacidade de utilizar os “Gems” — assistentes de IA personalizados — diretamente em aplicações como o Docs e o Gmail. Anteriormente, era necessário aceder ao site ou à aplicação do Gemini para os usar, tornando a sua integração no painel lateral uma melhoria de conveniência muito bem-vinda.