A chegada da Inteligência Artificial generativa, como o ChatGPT, já impacta milhões de trabalhadores no Brasil e deve transformar profundamente 13 profissões nos próximos anos.
De acordo com análise da consultoria LCA 4intelligence feita com base em estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgado pela Folha de S.Paulo, 31,3 milhões de empregos no país serão afetados por essa tecnologia.
O estudo aponta que 5,4% dos trabalhadores brasileiros estão em ocupações com alto nível de exposição à IA generativa, o que significa que boa parte das tarefas realizadas nesses cargos pode ser automatizada, reduzindo o ritmo de contratações. Esse percentual representa um salto em relação a 2012, quando era de 4,3%.
Entre as funções mais impactadas estão analistas financeiros, desenvolvedores web, agentes de câmbio, operadores de dados e vendedores por telefone. O grau de impacto varia conforme o nível de exposição à tecnologia, que vai de 1 a 4, quanto mais alto, maior o risco de transformação.
Confira as 13 profissões mais impactadas pela IA generativa no Brasil.
- Desenvolvedores de páginas de internet (web) e multimídia
- Agentes e corretores de Bolsa, câmbio e outros serviços financeiros
- Agentes de empréstimos e financiamento
- Operadores de máquinas de processamento de texto e mecanógrafos
- Operadores de entrada de dados
- Trabalhadores de contabilidade e cálculo de custos
- Trabalhadores de serviços estatísticos, financeiros e de seguros
- Trabalhadores encarregados de folha de pagamento
- Trabalhadores do serviço de pessoal
- Trabalhadores de apoio administrativo em geral
Ainda de acordo com a LCA, a proporção de brasileiros com algum nível de exposição à IA passou de 26,8%, em 2012, para 30,5% em 2025. Apesar do impacto, o estudo reforça que a tecnologia não deve extinguir essas ocupações, mas sim transformá-las. As máquinas devem assumir tarefas repetitivas, enquanto os profissionais passam a focar em atividades mais analíticas, criativas e estratégicas.
A pesquisa também destaca que, embora o Brasil esteja entre os países afetados, as maiores transformações ocorrerão em nações de alta renda, que concentram mão de obra mais qualificada. No entanto, os impactos já são sentidos, especialmente entre os mais jovens, que enfrentam redução nas oportunidades de emprego e queda no poder aquisitivo, principalmente no Sul Global.
Fica claro que, mais do que nunca, entender como a Inteligência Artificial molda o mercado é fundamental para se adaptar e continuar relevante no mundo do trabalho.