Os 20 anos de fundação do Conselho Regional de Educação Física da Bahia foram comemorados, nesta quinta-feira (12), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa, em um evento especial de iniciativa do deputado Angelo Coronel Filho (PSD). O Crefi da 13ª Região/BA também está comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, ocorrido em 1º de setembro último, justamente a data em que, no ano de 1998, foi regulamentada a profissão de Educação Física.
Atualmente, na Bahia, são mais de 20 mil profissionais da área e mais de 3.400 pessoas jurídicas, o que vem facilitando o acesso ao Conselho em todos os municípios baianos. Rogério Moura, presidente do Crefi/Ba, falou sobre os avanços, inovação e valorização da profissão. O dirigente agradeceu o apoio do Governo do Estado pela realização da Corrida do Profissional de Educação Física, com a participação de mais de 800 atletas, e destacou o reconhecimento, pelo Tribunal de Contas da União, como um dos conselhos mais transparentes do Brasil.
“Eu espero que a sociedade baiana reconheça essa especialidade profissional que tem como missão prover qualidade de vida. Precisa entender que somos profissionais de uma grande área que abarca educação, saúde, lazer e cultura. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas estamos lutando para avançar cada dia mais”, afirmou. Foi uma tarde de homenagens aos pioneiros da Educação Física. Profissionais que contribuíram de forma diferenciada, com esforço e competência para a evolução da categoria nas últimas décadas, receberam a Medalha do Mérito Professor Carlos de Souza Pimentel e a Comenda Benemérita Cref13/BA.
Participaram da composição dos trabalhos o representante do governador Jerônimo Rodrigues, o mestre em Educação Física, Vicente Neto; a assessora da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Susi Santiago Dócio; o representante do gabinete do deputado Angelo Coronel Filho, assessor parlamentar Márcio Barreto; e o representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Davi Farias.