Audiossérie faz viagem no tempo para contar os 200 anos do Senado — Rádio Senado

Senado 200

A Rádio Senado lançou a audiossérie Senado 200 na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, na última sexta-feira (6). Em formato de radionovela, a série celebra o bicentenário do Senado brasileiro e mistura ficção e relatos históricos para proporcionar ao ouvinte uma verdadeira viagem no tempo, na qual ele pode testemunhar momentos importantes da história política do Brasil nos últimos 200 anos. Senado 200 está disponível no site da emissora e também em formato de podcast, nas principais plataformas de áudio.

08/09/2024, 21h00 – ATUALIZADO EM 08/09/2024, 21h56

Duração de áudio: 03:38

Juliana Steck/Segraf

Transcrição
O OUVINTE DA RÁDIO SENADO ESTÁ CONVIDADO A PARTICIPAR DE UMA VIAGEM NO TEMPO!
EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DO SENADO BRASILEIRO, A EMISSORA LANÇOU NA 27ª BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO A AUDIOSSÉRIE SENADO 200, QUE CONTA, DE MANEIRA LÚDICA, A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE 1824. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI:
 

(Som de cavalos) Onze de novembro de 1823… Aníbal do céu! Eu acho que tu me mandou direto pra Noite da Agonia!

Um locutor da Rádio Senado descobre uma maneira de voltar no tempo e testemunhar fatos históricos dos últimos duzentos anos. Ele convence uma repórter a embarcar nessa aventura e ver de perto, por exemplo, como se deu a outorga da Constituição de 1824, quando D. Pedro I criou o Senado brasileiro. Essa é a ideia da audiossérie Senado 200, lançada oficialmente na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Livraria do Senado. Assim como as antigas radionovelas, a série é rica em personagens, efeitos sonoros e muita história para prender o ouvinte do início ao fim de seus 15 episódios. A coordenadora-geral da Rádio Senado, Leila Herédia, explica o objetivo desse produto diferenciado que celebra o bicentenário do Senado:

O ouvinte pode fazer uma viagem. No tempo e mergulhar na história com muitos recursos de áudio, música, pronunciamento. Aquela magia que só o rádio tem para conhecer. Desde 1824, quando o Senado brasileiro foi criado, passando por momentos importantes que marcaram esses 200 anos, é uma forma também da gente mostrar para o cidadão não só os direitos dele, mas. Também o caminho, muitas vezes de décadas que se levou até que houvesse essa Conquista.

Ao acompanhar a série, o ouvinte tem a oportunidade de conhecer trechos dos discursos de senadores em momentos importantes da história política brasileira. Uma boa parte desse material foi recuperada dos arquivos do Senado, mas em casos mais antigos, em que não havia o registro em áudio, as falas foram recriadas, para que a história fosse contada. O jornalista Rodrigo Alves assina o roteiro da audiossérie. Ele, que também foi o responsável pela coordenação da equipe, conta como foi o processo de produção de cada episódio:

O mais importante pra gente durante todo o processo foi não perder de vista que, apesar de ter personagens de ficção, a série é uma série de história. Enfim, o rigor histórico está ali e a diversão também está, porque é uma série de aventura que envolve viagem no tempo. Tem momentos engraçados. As gravações foram muito divertidas é uma audiosérie para ouvir e para aprender. E também para se divertir, porque a gente adora, né?

A estudante Taís, de Cotia, São Paulo, teve a oportunidade de conhecer a audiossérie no estande do Senado na Bienal do Livro. Ela aprovou a ideia e destacou a importância de produtos como esse para os jovens:

Eu acho que a ideia de fazer uma rádio novela sobre a história do Senado é bem legal. É como jovem, há um tenho tanto tempo. Às vezes é de acompanhar muitas leituras por conta de conciliar os estudos, essa questão do vestibular também, mas eu realmente me interesso bastante por política, então eu acredito que seja uma iniciativa bem legal. Eu Acredito que história. É muito importante porque a gente não repete os mesmos erros do passado, então é como jovem, eu realmente acho que seja uma iniciativa muito legal e importante.

Você pode ouvir a série Senado 200 durante a programação da Rádio Senado FM ou na internet, em senado.leg.br/radio ou na sua plataforma de áudio preferida. Da Rádio Senado, Fernanda Nardelli.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima