O banco central dos Estados Unidos não deve manter os juros muito altos por muito mais tempo ou corre o risco de causar danos ao emprego, disse o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, nesta quarta-feira (4).
“Não devemos manter uma postura restritiva por muito tempo”, disse Bostic em um ensaio publicado no site do banco regional.
Esperar até que a inflação tenha de fato caído para a meta de 2% do Fed antes de reduzir os custos dos empréstimos “arriscaria interrupções no mercado de trabalho que poderiam infligir dor e sofrimento desnecessários”, disse ele.
Bostic acrescentou que os recentes relatórios de inflação reforçaram sua confiança de que os preços estão agora em um caminho sustentável para retornar à meta do Fed, com as pressões diminuindo de forma rápida e ampla.
O chair do Fed, Jerome Powell, deixou claro que o banco central pretende cortar sua taxa de juros da atual faixa de 5,25% a 5,50%, onde se encontra há mais de um ano, na reunião de 17 e 18 de setembro. A única incerteza é se as condições enfraquecidas do mercado de trabalho permitem um corte de 0,25 ponto percentual (p.p)ou uma redução maior de 0,5 p.p.
O Fed está tentando alcançar o chamado “pouso suave” para a economia, no qual o crescimento econômico desacelera gradualmente, a inflação retorna à meta de 2% e o desemprego não aumenta.
Depois de ser afetado por uma inflação maior do que a esperada na primeira parte deste ano, os EUA viram o ritmo de aumento anual dos preços cair, segundo a medida preferida do Fed, para 2,5% em julho.
Agora, as atenções têm se voltado para um salto na taxa de desemprego para perto de um recorde de três anos de 4,3% em julho, o quarto aumento mensal consecutivo no número, em meio a preocupações crescentes de que os altos custos de empréstimos possam estar reduzindo demais a demanda por mão de obra.
“Não sinto que haja um colapso iminente ou pânico entre os contatos empresariais. No entanto, os dados e nossos feedbacks descrevem uma economia e um mercado de trabalho perdendo força”, disse Bostic.
O presidente do Fed de Atlanta também disse que é muito cedo para declarar vitória sobre a inflação e que ele e seus colegas devem permanecer vigilantes.