Guilherme Mion

A Azul acaba de abrir as inscrições para o Programa Melhor Aprendiz 2026, iniciativa social voltada à inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Nesta edição, serão oferecidas 61 vagas, distribuídas entre áreas administrativas e aeroportos em diversas regiões do País. As inscrições estarão abertas de 5 a 18 de janeiro e os selecionados iniciarão suas atividades na companhia entre 18 e 30 de março de 2026.
Das 35 vagas disponíveis na área administrativa, o destaque está para a atuação na sede da companhia, localizada em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. Essas oportunidades contemplam setores estratégicos e essenciais para o funcionamento da empresa, como Azul Viagens, Centro de Controle Operacional (CCO), Comercial, Contratos, Jurídico, Inteligência Logística e Operações, entre outros, oferecendo aos jovens aprendizes a chance de vivenciar o dia a dia corporativo em um ambiente dinâmico e de grande relevância para a aviação nacional.
Além disso, há 26 vagas distribuídas em aeroportos de todo o Brasil, abrangendo bases aéreas da Azul em diferentes Estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Paraná e Tocantins. Essas oportunidades também contemplam os três principais hubs da companhia – Confins (MG), Viracopos (SP) e Recife (PE) – reforçando a abrangência nacional do programa e a possibilidade de atuação direta nas operações aeroportuárias.
Processo seletivo
O programa terá duração de 15 ou 23 meses – já que a carga horária varia entre 4 ou 6 horas – e possibilidade de efetivação. A primeira fase inclui inscrição e testes comportamentais e de conhecimentos gerais. Na segunda etapa, os candidatos participarão de entrevistas presenciais ou online com o time de Atração de Talentos e gestores das áreas. Os aprovados seguirão para exames e processos admissionais de rotina.
Durante o período de aprendizado, os jovens serão integrados como Tripulantes, participando da Trilha de Desenvolvimento, que oferece workshops técnicos e comportamentais, além de experiências práticas voltadas ao crescimento profissional.
Inscrições e benefícios
Os interessados devem se cadastrar na Espro – Ensino Social Profissionalizante (www.espro.org.br), organização sem fins lucrativos parceira da Azul, que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho. Entre os benefícios, os aprendizes terão direito a bolsa-auxílio, seguro de vida, vale-transporte, ticket refeição ou alimentação em refeitório próprio da companhia, além de concessão de passagens aéreas. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da entidade, com opções específicas para as áreas de Aeroportos e Administrativo – conforme a carga horária pretendida – nos links abaixo:
https://vagas.taqe.com.br/espro/programa-melhor-aprendiz-azul-linhas-aereas-2026-6-edicao-4-horas
https://vagas.taqe.com.br/espro/programa-melhor-aprendiz-azul-linhas-aereas-2026-6-edicao-6-horas

