Pular para o conteúdo

Balanço Anual de Projetos de Inovação da Embrappi no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Banner Aleatório

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta terça-feira (9), do Encontro das Unidades 2025 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em Brasília (DF). Ela destacou que o trabalho de fortalecimento da política de inovação no País ganhou força a partir de janeiro de 2023, com o apoio a 1,8 mil novos projetos e 1,5 mil empresas, com investimento de R$ 3,3 bilhões. O encontro anual é um espaço estratégico e alinhamento entre líderes da ciência, governo e indústria.  

Banner Aleatório

Segundo Luciana Santos, os números refletem o impacto da recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a prioridade estratégica dada pelo Governo do Brasil à inovação. 

Com mais de 3,7 mil projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) apoiados e com uma estrutura que integra unidades, polos e centros de competência, a Embrapii se destaca como um dos principais instrumentos nacionais para acelerar o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira. 

A ministra também destacou a ampliação dos investimentos em ciência e tecnologia. “Nos últimos três anos, o Brasil praticamente dobrou o investimento aplicados no setor, em áreas como inteligência artificial, semicondutores, saúde avançada, bioeconomia e transição energética” enfatizou Luciana Santos.  

O Encontro das Unidades contou com painéis técnicos, debates sobre os indicadores estratégicos, alinhamento operacionais e troca de experiência entre as equipes que compõem a rede Embrappi em todo o País. 

“Encerro repetindo aqui que não existe desenvolvimento sem ciência, não existe reindustrialização sem tecnologia e não existe futuro sem inovação. Já estamos colhendo resultados concretos”, disse. A ministra completou chamando a atenção para os resultados obtidos pela atual gestão do Governo Federal. “Temos a menor taxa de desemprego desde 2012; subimos para o 25º lugar no ranking mundial da indústria de transformação; a inflação está em queda; temos os melhores resultados de renda, de desigualdade e de pobreza de toda a série histórica, iniciada em 1995. Então, vamos juntos — governo, academia e setor produtivo — para fazer ainda mais em 2026”, comemorou Luciana Santos. 



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *