Pular para o conteúdo

Banco Central estabelece novas regras para Caixa, Banco do Brasil e Itaú

Banner Aleatório

Nesta semana, o Banco Central definiu uma nova regra para bancos e instituições financeiras em geral oferecerem serviços de criptomoeda. De agora em diante, portanto, Caixa, Banco do Brasil, Itaú e outras instituições terão de seguir as diretrizes.

Banner Aleatório

Na verdade, trata-se de um roteiro de instruções para que as instituições possam atuar da maneira certa com intermediação e custódia de criptoativos, incluindo o Bitcoin (BTC). O objetivo é padronizar as regras junto a empresas que já trabalham com ativos digitais, aumentar a proteção ao consumidor e reforçar a segurança operacional.

0d4a4925
Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil

Se uma instituição quiser levar criptomoeda para dentro do ambiente bancário, precisará cumprir uma série de exigências técnicas, de segurança e governança. Algo parecido com o que já existe em outras áreas do sistema financeiro. E o primeiro passo é comunicar o órgão regulador, no caso o BC.

Depois de feito o comunicado, a instituição poderá iniciar as atividades após 90 dias. Na prática, o BC quer evitar que o lançamento de serviços de cripto vestido com discurso de marketing. Por isso, a instituição terá de passar por uma avaliação técnica externa que tem todas as condições de operar com segurança.

Impacto no investidor

No que diz respeito ao consumidor de ativos digitais, essa mudança representa um aumento de padrão. Afinal, o Banco Central quer que o processo passe a ser feito com regras claras e a maior fiscalização possível.

Isso tende a elevar o custo de entrada e exigir investimentos mais pesados em compliance e tecnologia, por exemplo, tornando o mercado mais seletivo. O ingresso no universo cripto não acontecerá sem uma rigorosa avaliação técnica.

Para as instituições, o caminho daqui em diante será demonstrar preparo e controle antes de colocar o serviço à disposição.

O Banco Central anunciou uma nova regra que impactará a Caixa, Banco do Brasil e Itaú. Como servidor público há mais de 16 anos, vejo essa mudança como uma oportunidade para essas instituições explorarem novas fontes de recursos financeiros. É importante que os gestores estejam atentos e busquem maneiras de se adaptar a essa nova realidade, buscando sempre o melhor para o cliente e para a instituição. Cabe a cada um de nós refletir sobre como podemos tirar o melhor proveito dessas mudanças e encontrar oportunidades para o crescimento e a inovação.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *