Desde quinta-feira (22.08), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido informações das coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família relatando indícios de um golpe que está sendo aplicado contra as famílias beneficiárias do Programa.
As famílias relatam o recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing).
Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.
Portanto, o MDS esclarece que:
- Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
- O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
- No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;
- O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.
Informamos ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM.
A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.
O MDS reforçará em seus canais de comunicação as orientações para situações de ocorrência no pagamento.
FAQ
1. Como as famílias beneficiárias do Bolsa Família estão sendo alvo de golpes?
As famílias estão recebendo SMS com links maliciosos, os quais, quando clicados, expõem suas informações pessoais e bancárias, permitindo que criminosos tenham acesso aos benefícios do Bolsa Família.
2. Quais são os canais oficiais de comunicação do Programa Bolsa Família com as famílias beneficiárias?
Os canais oficiais de comunicação do Programa Bolsa Família são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa. O programa não envia SMS com links para direcionamento a outros sites.
3. O que fazer caso a família tenha sido vítima de um golpe relacionado ao Bolsa Família?
As famílias lesadas devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar a contestação da transferência bancária. A contestação também pode ser feita via aplicativo Caixa TEM. Além disso, é recomendado registrar um Boletim de Ocorrência.
4. O Programa Bolsa Família realiza ligações telefônicas para as famílias beneficiárias?
Não, o Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo. A comunicação oficial é feita através de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa.
5. Como a Caixa Econômica Federal está lidando com as ocorrências de golpes contra beneficiários do Bolsa Família?
A Caixa está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o atendimento adequado às famílias afetadas e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo CAIXA TEM. O MDS também está reforçando as orientações para as situações de ocorrência no pagamento nas comunicações oficiais.