O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou sua intenção de leiloar um conjunto de joias para beneficiar a Santa Casa de Juiz de Fora (MG), o hospital onde foi atendido após o ataque a faca em 2018. Este gesto ocorre em meio a investigações da Polícia Federal (PF) sobre o desvio de R$6,8 milhões em presentes recebidos durante viagens oficiais.
No último sábado, em um evento em Recife, Bolsonaro revelou seus planos de vender os itens de valor, apesar das ordens do Tribunal de Contas da União para a devolução dos mesmos. “Vou leiloar essas joias, que são de minha propriedade, e destinar o valor arrecadado à Santa Casa de Juiz de Fora”, afirmou, recebendo o apoio entusiástico da plateia.
O ex-presidente tem se manifestado publicamente contra as acusações de desvio de “bens públicos”, que envolvem itens como relógios, abotoaduras, anéis e rosários recebidos durante visitas oficiais à Arábia Saudita e ao Bahrein. A proposta de leilão tem como objetivo canalizar os recursos para o hospital onde recebeu atendimento após o atentado durante a campanha presidencial.