Pular para o conteúdo

Bombeiro recomenda evitar pular sete ondas na virada de ano em Copacabana

Banner Aleatório

Troque as sete ondinhas por outras superstições  (Gemini/Divulgação)
Continua após publicidade

Banner Aleatório

Pra quem ainda não se deu conta, o aviso é sério: na virada do ano, mesmo com o espumante fazendo efeito e a empolgação no talo, não é boa ideia entrar no mar. Em Copacabana, especialmente, o humor das águas promete tudo, menos estar zen.

Apesar de a Fundação Cacique Cobra Coral garantir que não chove, a Marinha e o Corpo de Bombeiros deram o alerta de ressaca para a orla carioca, com previsão de ondas de até 2 metros, com correntes de retorno ativas justamente na virada.

“Do dia 31 para o dia 1º de janeiro, principalmente em Copacabana, o mar vai subir com muita velocidade e energia. O que isso significa? Que a praia fica sem fundo. As ondas não vão quebrar lá fora, mas na beira — e aí pegam as crianças, que são mais leves”, explica o subtenente Fábio Gomes, bombeiro e guarda-vidas. E completa:  “Aos pais e responsáveis, atenção redobrada. Aquelas sete ondinhas pra pular… melhor esquecer este ano, porque vai estar muito perigoso. Que seja uma festa linda, sem acidentes. Respeitem as bandeiras de sinalização e perguntem aos guarda-vidas sobre as condições do mar.”

Ou seja, troque a superstição dos pulinhos — o número sete é sagrado na Umbanda e na Cabala — por alternativas mais seguras, como um banho de ervas ou de sal grosso (do pescoço pra baixo), que podem ter o mesmo efeito da “faxina energética”.

Para quem vai com crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) também vai distribuir pulseiras de identificação por meio de equipes itinerantes, que circularão pelos pontos de maior movimento e próximos aos palcos. Os Bombeiros também vão usar 13 drones equipados com alto-falantes para emitir alertas sobre os riscos do banho noturno.

Continua após a publicidade

O alerta vale para todos — inclusive para quem passa a noite inteira em clima de celebração, emendando tacinhas e resolve “dar só um mergulhinho” ao amanhecer para começar o ano renovado. A dica é fazer a limpeza espiritual fora d’água porque este ano, nem Iemanjá segura.

 

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *