Pular para o conteúdo

Bradesco alcança 87% de resolutividade e 25 milhões de interações com IA como infraestrutura estratégica.

Banner Aleatório

“Evoluímos de iniciativas pontuais para um ecossistema integrado, alinhado à estratégia AI First, que posiciona a IA como pilar da inovação, da eficiência e da experiência”, assim se posicionou Rafael Cavalcanti, Diretor Inteligência de Dados e CRM do Bradesco. 

De acordo com ele, a incorporação da IA Generativa no banco foi resultado de uma jornada que começou há mais de uma década, com aplicações voltadas à personalização de jornadas, automação de processos e reforço da segurança, levando, em 2016, ao lançamento da BIA (assistente cognitiva), que se tornou referência no setor e abriu caminho para uma adoção mais ampla e estratégica da inteligência artificial.

Contudo, foi em 2025 que a IA atingiu um novo patamar com a consolidação da Bridge, uma plataforma corporativa de GenAI. De acordo com Cavalcanti, ela democratiza o acesso a múltiplos modelos, viabiliza o reuso de serviços e garante governança única, permitindo escalar com segurança e controle de custos. Com isso, a tecnologia passou a apoiar áreas críticas como atendimento, desenvolvimento, operações, cobrança e crédito, com soluções como o MentorIA, que gera recomendações diárias para operadores, e o Renda BRA, que utiliza dados alternativos para estimar renda e ampliar a inclusão financeira.

A implementação no ambiente corporativo não parou por aí, o banco passou a utilizar, também, a BIA Corporativa, apoiando os funcionários, e a BIA Tech, se tornando parte do ciclo de desenvolvimento.

Cavalcanti resumiu 2025 como o ano que consolidou a IA como infraestrutura estratégica, preparando o banco para uma nova etapa de agentes mais autônomos, jornadas desmaterializadas e interfaces multimodais, sempre com supervisão humana e responsabilidade. “Intensificamos nossas capacidades para avançar do AI-First para o AI-Ready e seguir entregando experiências AI-Powered em serviços financeiros para nossos clientes.”, afirmou.

E quando falamos de resultado?

Segundo o diretor, os resultados são expressivos e refletem a maturidade da estratégia que foi seguida. A versão da BIA para clientes já conta com 87% de resolutividade e mais de 25 milhões de interações, estando disponível para todos os clientes.

“Essa escala mostra como a IA deixou de ser uma tecnologia de apoio e passou a ser parte da experiência central do cliente.”

Enquanto isso, a BIA Corporativa conta com mais de 2 milhões de interações e aproximadamente 80% de resolutividade, reduzindo significativamente o tempo gasto em tarefas operacionais. Já a BIA Tech “tornou-se rotina entre os desenvolvedores”,100% dos times utilizam GenAI no ciclo de desenvolvimento, com ganhos de até 64% na escrita de histórias e mais de mil revisões automáticas de código por mês.

“O maior desafio não foi técnico, mas estrutural: consolidar a IA generativa em um sistema confiável, governado e conectado ao negócio.”

De acordo com Cavalcanti, o principal desafio exigiu uma mudança de abordagem, saindo da lógica de experimentação isolada para uma arquitetura corporativa com escala e segurança, e foi aí que entrou a Bridge. “Com ela, conseguimos consolidar serviços, padronizar integrações e aplicar governança desde o design, evitando a fragmentação de pilotos e garantindo controle de custos, reuso e conformidade.” , apontou.

Para 2026 o Bradesco tem sua estratégia já traçada, consolidar a IA como infraestrutura estratégica e avançar para um modelo AI-Powered em escala. Isso significa evoluir a Bridge, incorporando novas capacidades de orquestração de agentes, integração com sistemas core e governança avançada, com foco em segurança, explicabilidade e conformidade regulatória. “A plataforma será cada vez mais o ponto de convergência entre tecnologia, negócio e experiência, permitindo que a IA atue com autonomia responsável em jornadas críticas”, finalizou.

O texto faz parte do “TI Inside 2026: O ano da GenAI?”, especial da TI Inside que reúne os principais cases de Inteligência Artificial em todo o Brasil. Baixe gratuitamente: https://tiinside.com.br/eventos/ti-inside-2026-o-ano-da-genai/

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *