O Brasil é um dos líderes globais na adoção do ChatGPT, ocupando a terceira posição entre os países que mais utilizam a plataforma no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. No entanto, outras pesquisas indicam que o país é o segundo maior usuário de IA generativa em termos de taxa de adoção, com 51,6%, ficando atrás apenas da Índia (66,4%).
Os brasileiros enviam mais de 140 milhões de mensagens diariamente na plataforma. O número de usuários mensais é estimado em mais de 54 milhões, superando até mesmo os EUA em termos de usuários totais em alguns levantamentos.
As principais utilizações da ferramenta incluem: redação e comunicação (20%); aprendizado (15%); programação, ciência de dados e matemática (6%); ideação criativa (5%) e tradução (2%).
O advogado Raphael Di Tommaso, especialista em Direito Digital, Proteção de Dados e Inovação explica os fatores que levam o brasileiro a utilizar o ChatGPT.
Di Tommaso alerta para que se tenha cuidado ao receber respostas no ChatGPT e outras ferramentas IA, pois podem conter erros, logo, é necessário checar com cuidado essas informações.
A maioria dos usuários brasileiros de ChatGPT (cerca de 60%) tem entre 18 e 34 anos.

