Inscrições devem ser feitas on-line no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
O cadastramento de alunos do ensino fundamental da rede pública já está disponível e deve ser realizado exclusivamente pelo endereço eletrônico
cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O prazo para que pais ou responsáveis acessem o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) e façam a inscrição vai até 1º de novembro. Essa é a primeira etapa para garantir vaga na rede pública de ensino, seja em escolas municipais ou estaduais.
Deverão ser inscritos no Sucem estudantes:
-que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental em 2025;
-dos demais anos de escolaridade da educação básica (2º ao 9º ano) advindos da rede privada;
-que já estejam matriculados em 2024 em instituição da rede pública, mas cuja escola não ofertará, em 2025, o nível de ensino ou ano de escolaridade a ser cursado;
-da rede municipal ou estadual (2º ao 9º ano), mas que, em 2025, desejam transferir-se de escola pública.
É importante salientar que estudantes que permanecerão na mesma instituição de ensino no próximo ano não precisam realizar o cadastro.
A regra não vale, entretanto, para alunos que estão no 2º período da educação infantil e que, em 2024, cursarão o 1º ano do ensino fundamental, pois o cadastro destes é necessário para garantia de vaga.
No ato da inscrição no Sucem, deverão ser fornecidas as seguintes informações:
1- Nome completo do candidato/estudante;
2- Data de nascimento;
3- Unidade federativa, município e nome do cartório, folha, livro e termo da certidão de nascimento, para documentos emitidos até 31/12/2009, ou número de matrícula da certidão de nascimento, unidade federativa e município do cartório, se emitida a partir de 1º/1/2010;
4- Sexo;
5- Nacionalidade;
6- Naturalidade;
7- Endereço completo, inclusive, o Código de Endereçamento Postal – CEP;
8- Telefone fixo e móvel, se possuir;
9- E-mail, se possuir;
10- Número da identidade do candidato/aluno, se possuir, com o órgão expedidor;
11- Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato/aluno;
12- Filiação ou nome do responsável legal;
13- Declaração se o candidato/estudante possui deficiência;
14- Rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ingresso na escola;
15- Etapa/ano de escolaridade pretendido;
16- Indicação de até três escolas dentro do zoneamento que sejam mais próximas da residência do candidato/estudante, considerando a disponibilidade de vaga, caso tenha declarado possuir deficiência;
17- Informar se há irmão na mesma escola, estadual ou municipal, com o registro dos dados referentes a sua matrícula.
Com relação ao CPF, é necessário ressaltar que, para efetuar a inscrição, é obrigatório informar o número do documento do estudante. Caso o candidato não o possua, deverá acessar o site da Receita Federal (
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp
) e solicitá-lo de forma gratuita, para depois dar sequência ao processo de inscrição.
Os resultados do cadastro serão divulgados no dia 4 de dezembro no site do Sucem, e as matrículas para alunos da rede municipal de ensino acontecerão no período de 18 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025.
Aqueles que não têm acesso à internet poderão solicitar auxílio no setor de Inspeção da Secretaria Municipal de Educação (Rua José de Santana, 945, Centro – 2º andar). Para mais informações sobre o cadastro, entrar em contato pelo telefone 3822-9131.
Sucem –
O Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula é uma ferramenta on-line cujo objetivo é operacionalizar a inscrição e o encaminhamento para matrícula dos estudantes às vagas no ensino fundamental, ensino médio e educação profissional na rede pública de Minas Gerais. A classificação dos estudantes e indicação da instituição escolar (se estadual ou municipal) é realizada de acordo com critérios, tais como zoneamento e quantidade de vagas disponíveis nas escolas. A rede municipal de ensino de Patos de Minas aderiu ao Sucem no ano passado, e as matrículas de 2024 já foram realizadas conforme os resultados do cadastramento.