Pular para o conteúdo

Câmeras com inteligência artificial serão instaladas em Rio do Sul

Banner Aleatório

Rio do Sul deve instalar cerca de 70 câmeras com tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento de placas e pessoas. A nova estrutura faz parte de um projeto de cercamento inteligente que cobrirá entradas, saídas e circulação entre bairros.

Banner Aleatório

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Conforme o secretário de Segurança Pública, Mário Ponticelli Júnior,

Essas câmeras vão formar um cercamento inteligente que cobre tanto quem entra quanto quem sai da cidade

afirmou Ponticelli.

Visita à Palhoça inspirou modelo de câmeras com inteligência artificial

Representantes da prefeitura visitaram a central de monitoramento de Palhoça — referência em Santa Catarina — com o objetivo de definir o modelo que o município deve adotar. A experiência, conforme explicou o secretário, trouxe exemplos práticos de uso do sistema com inteligência artificial.

Conseguimos extrair muitas informações importantes e ver na prática um sistema que funciona com reconhecimento de placas e pessoas

comentou o secretário.

Atualmente, Rio do Sul já possui cerca de 20 câmeras em operação. No entanto, não contam com recursos de inteligência artificial.

Recursos garantidos para primeira fase

A prefeitura já dispõe de R$200 mil em caixa, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado Sargento Lima. Esses recursos serão usados na compra de câmeras OCR — que fazem a leitura de placas — e também na contratação do software com tecnologia de reconhecimento facial.

Nos próximos dias vamos mapear os locais prioritários, definir a quantidade exata de câmeras e iniciar a licitação para aquisição do software e instalação

informou Ponticelli.

Além da instalação, a administração pretende incluir um contrato de manutenção no mesmo pacote, já que a empresa anterior responsável pelo serviço desistiu do contrato e ainda não foi substituída.

Sistema estadual também chega ao Alto Vale

O Governo de Santa Catarina iniciou a implantação de reconhecimento facial em 60 municípios, com investimento de R$ 35 milhões. A iniciativa contempla cidades com mais de 25 mil habitantes, como Rio do Sul e Ituporanga.

Em Rio do Sul, o plano estadual prevê 12 câmeras em pontos estratégicos e mais quatro em escolas, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação. Já Ituporanga receberá seis equipamentos nesta fase inicial.

Ouça abaixo a fala do secretário de Segurança Pública, Mário Ponticelli Júnior, sobre as câmeras:

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *