O programa CapacitIA qualificou 1.478 participantes ao longo de 2025 em Inteligência Artificial e autonomia digital no Piauí. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e tem o objetivo de contribuir com a política de formação em tecnologias digitais.
O secretário de Inteligência Artificial, André Macedo, as formações abrangem conteúdos básicos sobre o uso direto dessas tecnologias na administração pública. “Quando a gente fala em inteligência artificial no governo, tudo começa pela formação das pessoas. O CapacitIA garante que servidores e cidadãos entendam a tecnologia, percam o medo de usar as ferramentas e aprendam a aplicar IA na prática. É uma política pública contínua, que muda a cultura do Estado e melhora o serviço que chega ao cidadão”, afirmou.

CapacitIA
Segundo a secretaria, são atendidos pelo programa: servidores estaduais, profissionais de órgãos parceiros, idosos e pessoas atendidas por programas do Governo Estadual.
Órgãos estaduais
No ano de 2025, a trilha do CapacitIA que mais teve participantes foi para os servidores. Sendo distribuídos, no total, 1.293 inscritos em 46 eventos de capacitação, entre cursos, oficinas e masterclasses. Ao menos 50 secretarias e órgãos do Governo do Piauí se beneficiaram com esta iniciativa.
“O servidor que participa do CapacitIA sai com outra visão de trabalho. Ele aprende a usar IA para organizar informações, produzir documentos, responder demandas e planejar ações com mais agilidade. Isso reduz a burocracia e libera tempo para atividades estratégicas”, destaca Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da SIA.
Alexandre Barros, gerente de Programas Estratégicos da Diretoria de Desenvolvimento de IA, explicou que o CapacitIA promoveu turmas específicas para profissionais do SUS, com 42 participantes em dois lotes de formação. Cerca de 62 assistentes de IA foram criadas através do programa e utilizados na administração pública.
“Nosso objetivo é que cada turma possa entregar um projeto real, que resolva um problema do órgão. Os 62 assistentes criados em 2025 já estão ajudando equipes a organizar dados, automatizar relatórios e responder demandas com mais rapidez. Isso prova que a IA pode ser construída dentro do governo, por quem conhece a realidade do serviço público”, explica Alexandre Barros, gerente de Programas Estratégicos da Diretoria de Desenvolvimento de IA.

