Advocacia-Geral da União (AGU) e a Defensoria Pública da União (DPU) realizam em Arroio do Meio o programa Caravana de Direitos na Reconstrução. A iniciativa tem o objetivo de planejar, coordenar e integrar ações que promovem o acesso a diritos em prol da população atendida pelas enchentes no estado.
Entre 1º de julho e 31 de outubro, a caravana percorre 111 municípios gaúchos atingidos de forma mais grave para atendimento presencial. No Vale do Taquari as equipes já realizaram atendimentos em Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado. Em Arroio do Meio, os atendimentos ocorrem na secretaria de Educação, na rua Dr. João Carlos Machado.
“Nós estamos fazendo atendimento especial às populações vulneráveis e que teriam acesso dificultado por alguma razão aos benefícios dos programas de reconstrução do estado. A nossa ideia é evitar judicialização de benefícios, porque temos o compromisso de que os benefícios, cheguem rápido e cheguem a quem precisa”, destaca a defensora pública, Patricia Beti Chaves.
Segundo ela, entre os assuntos que recebem tratamento prioritário nos atendimentos da Caravana estão o Auxílio Reconstrução (no valor de R$ 5,1 mil), benefícios assistenciais como Bolsa Família, Seguro-Desemprego, FGTS, INSS, saque do abono salarial, antecipação do Imposto de Renda, questões relacionadas à Caixa Econômica Federal.
Cada missão conta com uma equipe composta por defensores e advogados públicos federais, além de servidores das áreas de assistência social, psicologia, direito, administração, entre outras.
Horários de atendimento
- Dia 13 até 15 de agosto
9h às 17h - Dia 16
9h às 15h