Durante sua viagem a Davos para o Fórum Econômico Mundial, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, revelou que um alto executivo de um dos 10 maiores bancos do mundo lhe disse que a criptomoeda agora é a “prioridade número um” deles — e que a veem como “existencial.”
Postagem de Armstrong, compartilhado no X, destacou uma mudança na forma como as instituições financeiras tradicionais estão se envolvendo com o mercado de criptomoedas. A observação ressalta a crescente urgência entre os bancos convencionais em se adaptarem à infraestrutura cripto, especialmente à medida que os reguladores globais avançam para estabelecer regras mais claras para os ativos digitais.
Just wrapped up our week in Davos. I don’t love wearing a suit every day, but sometimes it has to be done!
Davos is a unique place – world leaders and CEOs (and lots of crypto companies!) all come together in a small mountain town in Switzerland for a few days. It’s a productive… pic.twitter.com/0lO5TqRhkL
— Brian Armstrong (@brian_armstrong) January 24, 2026
Armstrong não citou o banco ou executivo, mas afirmou que muitos líderes financeiros que encontrou durante o evento de uma semana não estavam apenas abertos ao cripto — eles estavam ativamente buscando maneiras de entrar no mercado. “A maioria deles é, na verdade, muito favorável ao cripto e está aproveitando isso como uma oportunidade,” escreveu ele.
Para os bancos que dependem de sistemas de pagamento legados, a criptomoeda representa tanto um desafio quanto uma oportunidade.
Leia mais: CEO do Bank of America afirma que stablecoins podem drenar trilhões em depósitos bancários
Impulso à tokenização
À medida que as stablecoins e os ativos tokenizados ganham força, cresce a ameaça da desintermediação. É possível que, no futuro, um gestor de ativos global ou uma fintech possa contornar completamente os bancos tradicionais ao oferecer acesso direto a valores mobiliários tokenizados ou transferências baseadas em stablecoins — movimentando valor instantaneamente, sem atrasos na compensação ou intermediários (um pilar fundamental do cripto).
Armstrong afirmou que a tokenização foi uma das tendências mais discutidas em Davos, expandindo-se além das stablecoins para ações, crédito e outros produtos financeiros.
Ele apontou para os estimados 4 bilhões de adultos “não intermediados” em todo o mundo que carecem de acesso a investimentos de alta qualidade. A tokenização, argumentou, poderia ajudar a reduzir essa lacuna.
“Espere por um progresso significativo aqui em 2026,” acrescentou ele.
CLAREZA REGULATÓRIA
O CEO da Coinbase também observou que o apoio político às criptomoedas nos EUA parece estar se fortalecendo.
Ele citou o empenho da administração Trump em legislações focadas em cripto, como o CLARITY Act, que visa fornecer um marco regulatório para ativos digitais. Armstrong não comentou sobre a decisão de sua empresa de retirar o apoio ao projeto de lei sobre a estrutura do mercado cripto no último minuto, após o que a audiência foi adiada.
Armstrong descreveu a administração como “o governo mais voltado para criptomoedas do mundo” e afirmou que a busca por regras claras é essencial para manter os EUA competitivos enquanto países como a China investem pesadamente em infraestrutura de stablecoins. Um tema Donald Trump também abordou esse tema durante seu discurso em Davos.
IA e cripto
Armstrong também afirmou que inteligência artificial (IA) e criptomoedas foram as duas tecnologias mais discutidas em Davos.
Embora nos mercados de capitais, o avanço da IA tenha tirado o fôlego das criptomoedas, Armstrong enfatizou que os dois estão intimamente ligados. Agentes de IA, segundo ele, provavelmente optarão por usar stablecoins para pagamentos, contornando completamente as verificações convencionais de identidade e as restrições bancárias.
A infraestrutura existe, e o uso está crescendo rapidamente,” acrescentou ele.
A mensagem do resumo de Armstrong em Davos foi clara: a criptomoeda não é mais um experimento à margem. Para pelo menos alguns dos maiores players financeiros do mundo, agora é uma prioridade estratégica — e possivelmente uma questão de sobrevivência.
O CEO da Coinbase revelou recentemente que os grandes bancos agora consideram a criptomoeda como uma ameaça ‘existencial’ aos seus negócios. Esta declaração levanta questões interessantes sobre o futuro das finanças tradicionais e o papel cada vez mais importante das moedas digitais. Os investidores e empreendedores devem estar atentos a essa tendência e considerar como podem se beneficiar dela. Explorar novas formas de investimento e diversificar suas carteiras pode ser uma maneira inteligente de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mundo das criptomoedas. Afinal, é sempre importante estar aberto a novas possibilidades no mercado financeiro.

