Atualização mira edição avançada de imagens e surge como uma resposta da OpenAI à concorrência do Google Gemini
Siga o Olhar Digital no Google Discover

Tudo sobre ChatGPT

Tudo sobre OpenAI
Após o lançamento do GPT-5.2 na semana passada, a OpenAI começou a liberar um novo modelo de geração de imagens integrado ao ChatGPT.
Segundo a empresa, o recurso atualizado — chamado de ChatGPT Images — é quatro vezes mais rápido que a versão anterior, uma mudança relevante para usuários acostumados a enfrentar lentidão, especialmente em horários de pico ou na versão gratuita do serviço.
A melhoria chega em um momento de competição intensa entre os grandes chatbots de IA, em que velocidade e qualidade visual se tornaram diferenciais estratégicos.

Imagens mais rápidas e melhor compreensão de comandos
- Além do ganho de desempenho, a OpenAI afirma que o novo modelo segue instruções com mais precisão, inclusive em tarefas de edição.
- Usuários agora podem pedir para adicionar, remover, combinar ou reorganizar elementos dentro de uma imagem já gerada, com resultados mais consistentes.
- Outro avanço destacado é a renderização de texto, um desafio histórico para modelos de imagem.
- De acordo com a empresa, o ChatGPT Images atualizado consegue lidar melhor com textos menores, mais densos e visualmente complexos.
- Como parte da atualização, o ChatGPT também ganhou uma aba dedicada a Imagens na barra lateral, com filtros predefinidos e sugestões criativas para orientar os prompts.
Leia mais:

O lançamento ocorre enquanto o Google registra forte crescimento no uso do Gemini, impulsionado pelo modelo Nano Banana Pro.
Em outubro, a empresa informou que o chatbot havia alcançado 650 milhões de usuários, ante 450 milhões em julho. A alta demanda levou o Google a limitar a geração de imagens gratuitas a duas por dia.
Com cerca de 800 milhões de usuários, o ChatGPT depende fortemente da qualidade de seus recursos visuais para manter vantagem competitiva.
“Ainda estamos no começo do que a geração de imagens pode possibilitar”, afirmou a OpenAI, prometendo edições mais refinadas e resultados mais ricos nos próximos lançamentos.
O novo ChatGPT Images começa a ser disponibilizado para todos os usuários a partir desta terça-feira (16). Quem preferir, ainda poderá acessar a versão anterior da ferramenta por meio de um GPT personalizado.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Como servidor público há mais de 16 anos, vejo com bons olhos a evolução e inovação tecnológica que o ChatGPT trouxe ao ganhar um gerador de imagens quatro vezes mais rápido. Essa ferramenta pode ser extremamente útil para agilizar processos e facilitar a comunicação com a sociedade. O uso inteligente dessa nova funcionalidade pode contribuir para um serviço público mais eficiente e eficaz, possibilitando melhores resultados e maior satisfação por parte dos cidadãos. Vale a pena explorar e experimentar essa novidade para otimizar o trabalho e beneficiar a todos.
