De acordo com a 20a. edição do Kantar BrandZ Global, as marcas globais mais valiosas alcançaram US$10,7 trilhões em 2025, com um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Neste ano, a primeira da lista foi a Apple, com US$1,3 trilhão, e a estreante, ChatGPT, com US$43,5 bilhões.
Desde 2006, mais de US$9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.
A única a atingir o trilhão de dólares, a Apple manteve a liderança pelo quarto ano com um aumento de 28% em relação ao ano anterior, e representa mais de 12% do valor total do ranking.
Nesta 20a. edição, é possível observar que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Alguns exemplos são as estreantes deste ano, como a plataforma de serviços financeiros Stripe, a rede de restaurantes Chipotle – em 85a. e 86a. posições, avaliadas em US$26,127 e US$26,125 bilhões, respectivamente – e ChatGPT, em 60o. lugar, avaliada em US$43,5 bilhões.
Para Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil, marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente. “As mais bem sucedidas, como Apple, Google, Microsoft e Amazon há muito se afastaram da sua base original de produtos”, diz.
A ascensão dramática – nas palavras de Souza -, do ChatGPT, mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diárias. No entanto, com a concorrência acelerada da IA generativa, a OpenAI precisará investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneira.
No top 5, curiosamente, estão marcas de tecnologia, como Apple, Google, Microsoft, Amazon e NVIDIA. Instagram e TikTok são dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um importante crescimento de 101% e 25%, respectivamente. Isso aponta o reflexo da influência contínua das redes sociais na formação dos hábitos dos consumidores e na entrega de vendas de comércio eletrônico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.
Classificação 2025 | Marca | Valor da Marca 2025 (US$) | Variação Anual (%) |
1 | Apple | 1,29 trilhão | 28% |
2 | 944,1 bilhões | 25% | |
3 | Microsoft | 884,8 bilhões | 24% |
4 | Amazon | 866,1 bilhões | 50% |
5 | NVIDIA | 509,4 bilhões | 152% |
6 | 300,6 bilhões | 80% | |
7 | 228,9 bilhões | 101% | |
8 | McDonald’s | 221 bilhões | 0% |
9 | Oracle | 215,3 bilhões | 48% |
10 | Visa | 213,3 bilhões | 13% |