Pular para o conteúdo

ChatGPT estreia no ranking Kantar BrandZ e Apple lidera

Banner Aleatório

De acordo com a 20a. edição do Kantar BrandZ Global, as marcas globais mais valiosas alcançaram US$10,7 trilhões em 2025, com um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Neste ano, a primeira da lista foi a Apple, com US$1,3 trilhão, e a estreante, ChatGPT, com US$43,5 bilhões.

Banner Aleatório

 

Desde 2006, mais de US$9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar, empresa global de dados e insights de marketing.

 

A única a atingir o trilhão de dólares, a Apple manteve a liderança pelo quarto ano com um aumento de 28% em relação ao ano anterior, e representa mais de 12% do valor total do ranking.

 

Nesta 20a. edição, é possível observar que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, aquelas que desafiaram e transformaram suas categorias representam 71% do valor total do Top 100 desde 2006. Alguns exemplos são as estreantes deste ano, como a plataforma de serviços financeiros Stripe, a rede de restaurantes Chipotle – em 85a. e 86a. posições, avaliadas em US$26,127 e US$26,125 bilhões, respectivamente – e ChatGPT, em 60o. lugar, avaliada em US$43,5 bilhões.

 

Para Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil,  marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente. “As mais bem sucedidas, como Apple, Google, Microsoft e Amazon há muito se afastaram da sua base original de produtos”, diz. 

 

A ascensão dramática – nas palavras de Souza -, do ChatGPT, mostra como uma marca pode ganhar fama e influenciar a sociedade a ponto de mudar as nossas vidas diárias. No entanto, com a concorrência acelerada da IA generativa, a OpenAI precisará investir na sua marca para preservar o seu impulso como pioneira.

 

No top 5, curiosamente, estão marcas de tecnologia, como Apple, Google, Microsoft, Amazon e NVIDIA. Instagram e TikTok são dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um importante crescimento de 101% e 25%, respectivamente. Isso aponta o reflexo da influência contínua das redes sociais na formação dos hábitos dos consumidores e na entrega de vendas de comércio eletrônico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.

Classificação 2025

Marca

Valor da Marca 2025 (US$)

Variação Anual (%)

1

Apple

1,29 trilhão

28%

2

Google

944,1 bilhões

25%

3

Microsoft

884,8 bilhões

24%

4

Amazon

866,1 bilhões

50%

5

NVIDIA

509,4 bilhões

152%

6

Facebook

300,6 bilhões

80%

7

Instagram

228,9 bilhões

101%

8

McDonald’s

221 bilhões

0%

9

Oracle

215,3 bilhões

48%

10

Visa

213,3 bilhões

13%

Publicidadesanteria 728x90 2025 02 06

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *