Pular para o conteúdo

ChatGPT ganha integração com Photoshop e permite até editar PDFs

Banner Aleatório

A Adobe e a OpenAI anunciaram, nesta quarta-feira (10), a chegada de recursos de três aplicativos para o ChatGPT. Agora, o serviço de inteligência artificial (IA) oferece formas para você criar e editar imagens e documentos usando ferramentas especializadas sem sair da tela do chatbot.

Banner Aleatório

A integração gratuita é parte de um esforço contínuo do ChatGPT no campo de agentes de IA. A ideia é manter o usuário o máximo de empo possível na janela do chatbot — anteriormente, ferramentas como Canva e Spotify foram adicionadas como recursos ativados pela própria plataforma.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

  • Os apps envolvidos na parceria são o Adobe Photoshop, o Adobe Express e o Adobe Acrobat. Não há informações sobre a inclusão de outros serviços para uso nativo dentro da IA;
  • Segundo as empresas, a ideia da nova aliança é permitir que “a criatividade esteja acessível a todos“, além de “atingir novas audiências onde elas já estão”;
  • As funções foram liberadas para todos os usuários do ChatGPT, inclusive para os não pagantes. Elas estão disponíveis na plataforma para iOS, Android ou navegadores web.

Como usar o Photoshop ou Acrobat no ChatGPT

Todas as ferramentas de edição são abertas automaticamente na janela da IA ao acionar o nome do aplicativo e indicar qual a alteração desejada. Já é possível testar a novidade, inclusive na versão do ChatGPT em português do Brasil.

As tarefas que usam os apps da Adobe no ChatGPT incluem atividades como alterar cor ou brilho, desfocar o fundo, criar convites ou folders em geral e até editar ou mesclar documentos em formatos como o PDF.

O primeiro passo para ativar o serviço é começar o prompt no ChatGPT com o nome do aplicativo. Em seguida, você notará que o texto passa para negrito e o ícone da ferramenta aparece logo abaixo da caixa de texto, o que significa que a IA entendeu que deve ativar a integração.

O prompt com a edição deve ser o mais completo e preciso possível, para que o serviço entenda quais recursos de edição fornecer para você. Após escrever o comando e anexar uma imagem a ser editada ou adicionada, caso seja necessário, basta enviar o comando e aguardar o processo.

chatgpt-mudar-brilho-imagem-adobe-photoshop
O prompt que ativa o app. (Imagem: Nilton Kleina/TecMundo)

No primeiro uso do aplicativo, é preciso confirmar a integração do ChatGPT com a Adobe — uma conexão que é feita facilmente ao tocar no botão “Continuar”. Pode ser necessário também entrar com uma conta da Adobe, dependendo da ação solicitada.

O ChatGPT vai então carregar a imagem e fornecer a ferramenta que permite a você ajustar o que quiser, ou então realizar ele mesmo a mudança, caso você tenha solicitado uma ação mais objetiva.

Algumas ações por parte do usuário podem ser necessárias durante o processo, como baixar o arquivo resultante da edição ou fazer manualmente ajustes como a mudança de brilho e contraste.

chatgpt-mudar-brilho-imagem-adobe-photoshop
O controle de brilho e contraste dentro do ChatGPT.  (Imagem: Nilton Kleina/TecMundo)

O Photoshop é mais indicado para edição de imagens em brilho, exposição, contraste e aplicação de efeitos. O Express pode criar ilustrações ou artes variadas, enquanto o Acrobat é voltado para transformar, editar, mesclar e organizar documentos.

Sabia que o ChatGPT completou três anos de vida recentemente? Relembre a trajetória dele nesta matéria!

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *