O ChatGPT começou a liberar nesta segunda-feira, 24, o shopping research, uma ferramenta que transforma a busca tradicional, que normalmente exige abrir múltiplos sites, ler avaliações e comparar especificações, em uma conversa guiada pela inteligência artificial (IA).
A novidade funciona como um “consultor de compras pessoal”, em que o usuário descreve o que procura, de um aspirador de pó silencioso a um notebook gamer barato, e o ChatGPT cria um guia completo com comparações, vantagens e desvantagens, preços e links de varejistas. A ferramenta faz perguntas adicionais para entender orçamento, preferências e necessidades específicas e, em seguida, pesquisa informações em tempo real na web e apresenta resultados com base nas respostas.
Segundo a OpenAI, a função foi treinada com uma versão especializada do modelo GPT-5 mini, capaz de ler sites, citar fontes e resumir dados de forma organizada. O shopping research funciona inclusive em categorias mais complexas, então, para dúvidas simples, como verificar um preço ou confirmar uma funcionalidade, a resposta padrão do ChatGPT continua sendo suficiente, mas, para comparações mais complexas, a nova pesquisa entrega respostas mais completas.
O recurso está sendo disponibilizado para usuários de todos os planos, Free, Go, Plus e Pro, tanto no celular quanto na versão web, e, durante o período de compras de fim de ano, o uso será ilimitado. A ferramenta também chega ao ChatGPT Pulse, exclusivo para assinantes Pro, podendo sugerir guias de compra automaticamente quando identificar temas relevantes nas conversas, como acessórios quando o usuário fala sobre bicicletas elétricas.
O shopping research é indicado para diferentes perfis de uso: descobrir produtos novos, comparar itens lado a lado, encontrar equivalentes mais baratos, buscar ofertas, como promoções de Black Friday, ou escolher presentes com base em gostos e contexto de cada pessoa.
A OpenAI afirma que não compartilha conversas dos usuários com varejistas e que os resultados são orgânicos, baseados em páginas públicas. A empresa diz evitar sites suspeitos e recomenda checar informações como preço e disponibilidade diretamente nos sites dos lojistas, já que erros podem ocorrer.
Como acessar e usar o ‘shopping research’?
Para começar a usar a nova ferramenta, basta ir no ChatGPT fazer uma pergunta sobre compras, assim, ao detectar o tema, o chatbot sugere automaticamente a novidade. O usuário também pode tocar no menu (+) e selecionar shopping research e, a partir daí, o sistema abre uma outra interface, onde é possível conversar sobre o que se busca e ajustar preferências.
Na primeira etapa, o usuário descreve o que precisa e o ChatGPT então faz perguntas para detalhar critérios como orçamento, finalidade do produto, estilo desejado ou preferências pessoais. Se a memória personalizada estiver ativada, a ferramenta considera informações anteriores.
Durante a pesquisa, a ferramenta exibe opções de produtos com imagens, preços e especificações e o usuário pode marcar itens como Não me interessa ou Mais parecidos com este, o que ajuda o ChatGPT a melhorar a busca em tempo real.
Ao final, o ChatGPT entrega um guia de compra personalizado, que reúne os melhores produtos encontrados, suas diferenças principais, pontos fortes e fracos e links para os sites dos varejistas.

