O ChatGPT decidiu seguir a moda já presente nas plataformas como Spotify, Apple Music e Youtube. A OpenAI anunciou aos utilizadores a retrospetiva do chatbot, só que – em vez de músicas – são apresentados os temas mais pesquisados e os pedidos feitos ao longo de 2025.
O projeto que vê a luz do dia pela primeira vez será disponibilizado aos subscritores do plano gratuito e dos Plus e Pro que tenham ativado as opções “referenciar memórias guardadas” e “referenciar o histórico de conversação” e que tenham atingido um limite mínimo de conversas na plataforma.
Como Funciona o ChatGPT Wrapped?
Semelhante ao que acontece no Spotify, o ChatGPT mostra os temas mais pesquisados ao longo do ano, mas não se fica por aí. A OpenAI recorreu à utilização de gráficos apelativos e personalizáveis para tornar a experiência do utilizador mais pessoal. Por exemplo, podem ser atribuídos prémios com base na utilização feita.
ChatGPT Wrapped
Além dos prémios a retrospetiva começa com um poema pensado para captar o “ambiente” do ano. Depois apresenta números como o total de mensagens enviadas, imagens geradas, o dia em que mais conversou e quantos travessões utilizou nas conversas com o chatbot.
Alguns utilizadores já partilharam o histórico online, muitos surpreendidos com o número de mensagens enviadas e com a dependência crescente da IA generativa.
Embora seja engraçado ver estas estatísticas, muitos utilizadores mostraram-se preocupados com o facto de o chatbot ter facilidade em partilhar dados pessoais.
Antes que tente procurar o seu ChatGPT Wrapped, vai ter que aguardar. Por enquanto, a funcionalidade só está disponível para o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Contudo, pode pedir ao chat para desenhar a sua retrospetiva.
Texto escrito por Mariana Rebocho e editado por João Miguel Salvador.

