Falta uma semana para o Natal e, de forma a entrar na época festiva, a OpenAI lançou oficialmente um novo modelo para a ferramenta de criação de imagens do ChatGPT.
O GPT Image 1.5 foi anunciado esta terça-feira e, de acordo com a OpenAI, será melhor a seguir instruções dos utilizadores não só para criar imagens completamente de raiz, como também a editar fotografias de forma específica. Além disso, a empresa afirma que o GPT Image 1.5 é quatro vezes mais rápido a fazer correções.
Sobretudo, a empresa de Inteligência Artificial afirma que o GPT Image 1.5 obtém “resultados que correspondem melhor à intenção” do utilizador e aquilo que torna a imagem especial.
Este novo modelo de criação de imagens do ChatGPT está a ser lançado para todos os utilizadores da ferramenta de Inteligência Artificial em todo o mundo.
Acredita-se que esta iniciativa da OpenAI seja uma reação ao lançamento do mais recente modelo de linguagem do Gemini da Google, o que alegadamente terá levado o CEO Sam Altman a declarar “código vermelho” na empresa.
OpenAI terá declarado “código vermelho”
Desde que o ChatGPT foi lançado no final de 2022 que a OpenAI tem sido um dos nomes mais conhecidos do mundo da Inteligência Artificial, deixando assim para trás outras empresas de maior dimensão.
No entanto, parece que a Google conseguiu finalmente ‘apanhar’ o ChatGPT com o seu mais recente modelo Gemini 3.0 e a ferramenta de criação de imagens Nano Banana, levando o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, não está a encarar a situação de ânimo leve.
Conta o The Wall Street Journal que a Altman terá decretado um estado de “código vermelho” para acelerar o desenvolvimento do ChatGPT, suspendendo assim outras iniciativas que estavam a decorrer – como é o caso das funcionalidades de comércio, de saúde e também o assistente digital que estava em desenvolvimento.
O objetivo é não só tornar o ChatGPT mais rápido como também torná-lo mais fiável e personalizável, com Altman a indicar que devem ser transferidas mais pessoas para a equipa dedicada ao desenvolvimento da ferramenta de Inteligência Artificial e ainda a decretar reuniões diárias para estar ao corrente do estado destes esforços.
Como recorda o site The Verge, a Google está neste momento a receber os frutos do seu próprio estado de alerta aquando o lançamento do ChatGPT e que levou a empresa a investir mais no desenvolvimento de Inteligência Artificial.
Leia Também: As personagens da Disney vão poder ser usadas em vídeos de IA do Sora



