Os anúncios surgirão já nas próximas semanas, inicialmente apenas nos Estados Unidos. A diversificação das fontes de receita é crucial para uma empresa que é um autêntico sorvedouro de dinheiro devido aos investimentos maciços que tem que fazer.
A empresa de inteligência artificial mais famosa do mundo vai começar a exibir publicidade no ChatGPT para aumentar as receitas através da diversificação das fontes. Os anúncios surgirão já nas próximas semanas, inicialmente apenas nos Estados Unidos.
Para 2026, as previsões de receita da OpenAI por esta via apontam apenas a alguns milhões de dólares, mas Sam Altman está confiante de que o montante aumentará a cada ano, noticia o jornal britânico Financial Times.
A OpenAI conta atualmente com cerca de 35 milhões de assinantes num universo de 800 milhões de utilizadores mensais. Até 2030 espera atingir os 220 milhões de assinantes, ano em que estima alcançar 2 600 milhões de utilizadores.
A empresa poderá gerar 35 mil milhões de receitas este ano e 70 mil milhões em 2027. Até 2023 não haverá lucros.
A norte-americana é um autêntico sorvedouro de dinheiro, com investimentos previstos de 1,4 biliões de dólares em data centres nos próximos oito anos.
A publicidade poderá ser feita tanto na versão gratuita como na opção mais económica dos planos pagos da OpenAI, que custam 9,99 euros por mês.
De acordo com o anunciado pela empresa, os anúncios surgirão na parte inferior das respostas do chatbot, sendo, “claramente” identificados e exibidos “somente quando relevantes para a consulta do utilizador”.
A OpenAI também garante que os anúncios não afetarão as respostas do ChatGPT e que não partilhará dados ou conversas dos utilizadores com os anunciantes.

