Pular para o conteúdo

China lidera o ranking mundial em patentes de robótica e inteligência artificial física

Banner Aleatório

Huawei Technologies, Baidu e outras empresas chinesas tornaram a China líder global em patentes de inteligência artificial física, utilizada em robôs humanoides, carros e outras máquinas, à medida que os esforços de Pequim para promover a tecnologia nacional começam a dar frutos.

Banner Aleatório

A inteligência artificial física é um dos principais focos da competição por desenvolvimento tecnológico em todo o mundo. Com a ajuda da LexisNexis, empresa americana de informações sobre propriedade intelectual, a “Nikkei Asia Business Publications” analisou a quantidade e a qualidade das patentes registradas globalmente nessa área.

As gigantes chinesas de tecnologia Baidu, Huawei Technologies e Tencent Holdings ocuparam as três primeiras posições entre as empresas ou organizações. A seguradora chinesa Ping An ficou em sexto lugar.

Embora as empresas chinesas tenham ficado atrás de concorrentes americanas como Intel, Nvidia e Alphabet em termos de qualidade de patentes, a análise revelou que a Huawei está se aproximando do nível de suas contrapartes americanas.

Embora algumas empresas sul-coreanas individualmente tenham obtido altas classificações, a Coreia do Sul como um todo ficou atrás da China e dos Estados Unidos, com a Samsung Electronics ocupando o quarto lugar global, atrás do trio chinês.

O Japão ficou em quarto lugar. A fabricante de robôs industriais Fanuc, em 13º lugar, foi a empresa mais bem classificada do país.

O Partido Comunista Chinês enfatizou a inteligência artificial física em sua proposta de plano quinquenal para o período de 2026 a 2030. Na feira de tecnologia CES, em janeiro, empresas de tecnologia dos Estados Unidos, China e Coreia do Sul competiram com exposições na área de inteligência artificial física, incluindo robôs humanoides.

A inteligência artificial física “está sendo vista como a próxima etapa da guerra tecnológica entre Estados Unidos e China, e a China a apoia fortemente como estratégia nacional”, disse Lai Chiamin, da empresa japonesa de capital de risco Firstlight Capital.

As pontuações gerais da análise foram baseadas na quantidade e qualidade de patentes válidas relacionadas à robótica, aprendizado de máquina e inteligência artificial. O acúmulo de patentes é considerado uma medida de força subjacente em setores onde a tecnologia é uma vantagem competitiva crucial.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *