
A Claro Brasil fechou contrato exclusivo com a OpenAI para a oferta da versão premium do ChatGPT a seus usuários, enquanto avalia oportunidades de estender a parceria para outras áreas, como data centers.
O acordo é o primeiro do gênero fechado pela dona do ChatGPT com uma operadora brasileira – e é também exclusivo. Isto significa que, pelo menos durante as fases inicias da parceria, a OpenAI não poderá firmar nenhum outro acordo com uma operadora brasileira.
Da mesma forma, a Claro se compromete a não estabelecer parceria com outras desenvolvedoras de grandes modelos de linguagem de IA.
Em novembro passado, a Telefônica Brasil (Vivo) fechou um acordo com a plataforma de inteligência artificial Perplexity AI, oferecendo um ano de assinatura gratuita da versão Pro da IA a clientes de seu programa de fidelidade Vivo Valoriza.
No caso da Claro, clientes que assinarem planos que combinam banda larga, móvel pós-pago e TV poderão utilizar por quatro meses gratuitos o ChatGPT Plus, versão paga e avançada da aplicação da OpenAI.
Após esse período, usuários que quiserem poderão contratar o ChatGPT Plus diretamente com a OpenAI. A Claro não revelou o modelo de negócios com a OpenAI, já que a operadora não cobrará pelo serviço nem faturará o uso do ChatGPT.
Além da integração no combo, todos os clientes móveis da Claro, incluindo os pré-pagos, poderão utilizar o ChatGPT no Extraplay, uma franquia de dados adicional para acesso exclusivo a alguns aplicativos.
Neste caso, clientes receberão benefícios de acordo com o plano escolhido para ampliar o acesso ao ChatGPT,.
No pré-pago, haverá um pacote adicional de dados: ao recarregar R$30, o cliente recebe 15GB de internet, sendo 12GB para uso geral e 3GB de Extraplay, exclusivos para ChatGPT e YouTube. Nos planos controle, haverá uma franquia extra de 5GB, dedicada a redes sociais e ChatGPT. E assim por diante.
Nicolas Andrade, diretor da OpenAI no Brasil, disse que o país é o terceiro do mundo onde mais se usa ChatGPT, com cerca de 50mi de usuários mensais e 140 milhões de mensagens trocadas diariamente entre brasileiros e a ferramenta.
Novas áreas
Durante coletiva de imprensa para anunciar o acordo, o CEO da Claro Brasil, Rodrigo Marques, que assumiu o cargo em dezembro passado, disse que a parceria vinha sendo negociada há meses e que irá além da oferta de ChatGPT a usuários.
A operadora negocia parcerias com a OpenAI, por exemplo, para áreas internas e aprimoramento de processos operacionais – e também para data centers.
“A ideia é que esse seja o início de uma parceria de longo prazo,” Marques disse, ao ser perguntado sobre o contrato por BNamericas. “Tem diversos ramos que a gente discutiu onde podemos evoluir nossa parceria, [como] data centers.”
Outras frentes em estudo segundo o executivo incluem o uso da tecnologia da OpenAI diretamente nos produtos da empresa, para além de ofertas comerciais.
Expansão de rede
A Claro também anunciou a ampliação da capacidade de sua rede de banda larga residencial, disponibilizando o formato XGponS, além da oferta de Wi-FI 7.
O XGponS, que oferece velocidades de até 10Gbps, está disponível de acordo com a necessidade de uso da rede dos usuários e depende de aparelhos e computadores com placas de rede compatíveis.
Segundo estudos, a velocidade média de downloadas em redes fixas no Brasil está em torno de 200 Mbps, em parte por conta da limitação de placas de rede.
A operadora também anunciou a ativação da tecnologia 5.5G, versão superior ao 5G tradicional que oferece mais capacidade de rede e mais possibilidade de agregação de usuários em uma mesma antena.
A estratégia da Claro é concentrar o investimento nessa tecnologia em locais com grande concentração de usuários, como arenas esportivas, espaços de show e pistas de corrida.
O 5.5G não terá custo extra aos usuários, que, no entanto, precisam ter celulares compatíveis com o padrão para usufruir da tecnologia.
Atualmente, apenas modelos high-end e premium de fabricantes como Samsung são aptos para o formato no Brasil.
Neste primeiro momento, a Claro anunciou a instalação do 5.5G nas arenas esportivas Allianz Parque, e NeoQuímica Arena, ambas em São Paulo, além da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.
O formato também está disponível no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A instalação, no caso de estádios, tende a ser no formato DAS, distributed antennas systems, enquanto em áreas mais espaçadas a expectativa é que sejam instaladas estações rádio-base.
A Claro trabalha com a Ericsson, a Huawei e a Nokia como fornecedores de rede, em contratos segmentados por regiões do país.
Para São Paulo, por exemplo, a fornecedora de tecnologia móvel é a Ericsson. Para Brasília, a Huawei.
(A versão original deste conteúdo foi redigida em português)

