Transformação digital, personalização e inteligência artificial. Esses foram os temas centrais do SA365 Talks, evento que reuniu cerca de 60 executivos de grandes marcas para debater práticas e tendências estratégicas do Marketing. A FGV foi representada no evento por seu diretor de Comunicação e Marketing, Marcos Facó, que participou de uma conversa que mostrou como a Inteligência Artificial já está transformando a publicidade e o marketing.
Além de Facó, o assunto foi abordado por Anna Karina Silva Pinto, CMO da LG Electronics Brasil, com mediação de Fernando Hasil, da SA365. O diretor da FGV DICOM destacou como a tecnologia está remodelando processos e decisões estratégicas. Em sua fala, provocou a plateia ao afirmar:
“A IA pode ser comparada a uma arma: cabe à pessoa usá-la para o bem ou para o mal. Estamos no início de uma mudança cujo contorno ainda desconhecemos. O fato é: tudo vai mudar. Agentes de IA dos consumidores irão interagir com agentes de IA das empresas, influenciando a decisão de compra”.
O diretor ressaltou ainda que a IA tem assumido um papel chave em estratégias de funil de conversão, permitindo maior previsibilidade e relevância em cada etapa da jornada do consumidor. Segundo ele, a FGV já incorpora esses avanços em suas iniciativas de comunicação e marketing, tornando o uso de dados e agentes inteligentes uma realidade concreta na aproximação com seus públicos.
O superintendente de Marketing da FGV DICOM, Alexandre Rodriguez, também participou do encontro. Ele destacou a forte presença de CMOs e diretores de diversas empresas, que ao longo do evento expuseram desafios que são comuns a todos.
“Incorporar a IA de forma estratégica, enfrentar a fragmentação do ecossistema de creators e operar em um mercado de consumidores cada vez mais multifacetados, cujas jornadas são não-lineares e repletas de ciclos de avaliação e experimentação é um desafio do marketing atual. Vivemos o início de uma disrupção comparável à da TV ou da Internet e que cabe ao marketing transformar um volume quase ilimitado de dados em insights filtrados e contextualizados para cada negócio”, destacou.
A participação nesse debate reforça a posição da FGV como instituição atenta às mudanças vividas pela sociedade, alinhada ao debate sobre os rumos da comunicação na era da inteligência artificial.
O SA365 Talks é um evento presencial e exclusivo para CMOs, Diretores e Gerentes de Marketing e Comunicação de grandes empresas e anunciantes, que conecta mentes inquietas com o objetivo de criar um ambiente próspero para trocas profundas de conhecimento. Esta edição contou ainda com CMOs e executivos de grandes empresas que atuam no Brasil, como Roberta Becker (Grupo St. Marche), Juliana Barros (Avon), Cristiane Chiarioni (Grupo Petrópolis), Ana Simões (Senna Brands), Thais Nascimento (Philips Walita Latam), Gui Rios (CEO SA365), Rafael Gisse (Apex Tool Group Latam), Laura Sivieri (Brasken) e Martin Zanlungo (Head de Mídia & Digital na Danone).

