Pular para o conteúdo

Como a ascensão da IA ​​impulsiona a inovação e o…

Não faz muito tempo, Taiwan era uma ilha isolada no Oceano Pacífico, povoada por população majoritariamente pobre e com uma economia centrada na exportação de bens de baixíssimo valor, como têxteis e brinquedos.

Esse panorama só começou a mudar nos anos 1980, quando o governo iniciou a fabricação de componentes eletrônicos básicos e, posteriormente, semicondutores.

Um progresso estonteante, que consolidou o país como um elo fundamental na cadeia global de tecnologia, responsável por produzir hoje 90% dos chips utilizados no planeta.

Não é coincidência, portanto, que a ilha hoje esteja na dianteira de outra revolução industrial: a inteligência artificial.

Com as aplicações comerciais da inteligência artificial ainda em estágio inicial, a demanda por componentes avançados cresce rapidamente.

Como maior fabricante de chips do mundo, responsável por cerca de 90% dos semicondutores avançados, Taiwan está estrategicamente posicionada para aproveitar a crescente demanda por tecnologia computacional de alto desempenho.

Os chips projetados para inteligência artificial podem ser usados em unidades de processamento gráfico, chips de memória, hardware de armazenamento e outros componentes de eletrônicos de consumo.

Continua após a publicidade

As empresas taiwanesas seguem integrando IA em seus produtos e aprimorando suas capacidades de hardware, desde servidores até placas-mãe.

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, afirmou que continuará apoiando políticas industriais para fortalecer o papel do país nos avanços globais da inteligência artificial, especialmente na fabricação de chips. “Seremos a ilha da IA”, garante.

Este ano, os investimentos em IA devem gerar 19.000 empregos, segundo o ministro de Assuntos Econômicos.

O investimento acumulado no setor foi de 7,3 bilhões de dólares em 2024, criando 168.000 novos postos de trabalho de altíssima qualidade.

“Taiwan é o centro da revolução da inteligência artificial”, decretou Jensen Huang, presidente da NVDIA. 

Continua após a publicidade

+ O plano bilionário de Taiwan para evitar abandono de Trump

+ O que explica o crescimento milagroso de Taiwan, ilha que é pilar da economia global

+ Na dianteira da revolução hight tech, Taiwan exibe robôs controlados por IA e boom aeroespacial

+ As valiosas lições que o Grande Salto Verde de Taiwan traz para o mundo

“Taiwan é um elemento fundamental da nova indústria global baseada em tecnologias inteligentes”, afirma James C. F. Huang, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA).

“Não estamos apenas participando desse avanço, estamos ajudando a moldá-lo. O que nos diferencia são nossos métodos de produção ágeis e eficientes, nosso domínio em tecnologias avançadas, como inteligência artificial, e nossa cultura voltada para a inovação.”

Continua após a publicidade

“Antes, Taiwan era reconhecida principalmente pela fabricação, mas hoje somos sinônimo de inovação em diversas áreas. Estamos investindo em pesquisa, colaborando globalmente e desenvolvendo novos produtos para atender às demandas do mundo.”

Todos os anos, a inovação taiwanesa ganha destaque no Taiwan Excellence Awards, uma premiação que celebra o melhor da tecnologia e do design Made in Taiwan.

Entre os vencedores recentes está a Onyx Healthcare, premiada por desenvolver uma plataforma médica baseada em IA.

A empresa é um exemplo do planejamento governamental para transformar Taiwan num centro de serviços de altíssima complexidade, nesse caso voltado para a medicina.

Equipada com os mais avançados gráficos da NVIDIA e poder de processamento da Intel, o dispositivo auxilia profissionais da saúde no diagnóstico rápido de sintomas, oferecendo análises detalhadas para um atendimento mais eficiente.

Continua após a publicidade

Plataforma de computação de IA médica da Onyx Healthcare, de Taiwan
Plataforma de computação de IA médica da Onyx Healthcare, de Taiwan (Divulgação/Divulgação)

Um exemplo do que a IA na medicina é capaz:

Após uma tomografia computadorizada, os profissionais de saúde costumam analisar as imagens uma a uma, um processo que pode ser demorado.

O dispositivo da Onyx Healthcare otimiza esse fluxo de trabalho ao utilizar inteligência artificial para escanear rapidamente as imagens, destacando possíveis anomalias.

Isso não apenas reduz o tempo de análise, mas, em situações críticas que exigem intervenção imediata, pode acelerar o atendimento e salvar vidas.

Continua após a publicidade

Além disso, o dispositivo conta com recursos de realidade aumentada, capazes de transformar imagens bidimensionais, como as de um endoscópio, em visualizações 3D em tempo real.

Essa tecnologia auxilia os médicos a realizar procedimentos com mais precisão e eficácia, elevando a qualidade do atendimento médico.

O repórter viajou a convite do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA).

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *