A inteligência artificial entra no “núcleo” das operações bancárias.
Em 2025, espera-se que as taxas de juros para empréstimos permaneçam estáveis, enquanto as taxas de juros para depósitos apresentem tendência de alta, reduzindo as margens de juros líquidas (NIM). O aumento da concorrência de empresas fintech, superaplicativos e modelos financeiros não tradicionais está corroendo os lucros e elevando o índice de custo/receita (CIR). Nesse cenário desanimador, a inteligência artificial surge como um divisor de águas, oferecendo novas esperanças de crescimento, eficiência e competitividade no sistema bancário.
Segundo a Deloitte, os principais bancos de investimento globais podem melhorar o desempenho dos seus negócios em 27% a 35% graças à IA, com a receita por funcionário projetada para aumentar em até US$ 3,5 milhões até 2026. Notavelmente, o investimento global dos bancos em IA generativa deverá aumentar de US$ 6 bilhões em 2024 para US$ 85 bilhões em 2030 – um aumento de mais de 1.400%, indicando uma forte mudança do sistema bancário tradicional para o sistema bancário digital e o modelo de “Banco de IA”.
No Vietnã, o setor bancário está acelerando a aplicação da IA para melhorar a eficiência operacional, aumentar a segurança e aprimorar a experiência do cliente. A IA está se tornando gradualmente uma parte indispensável do ecossistema bancário moderno.
No setor de atendimento ao cliente, chatbots e assistentes virtuais são amplamente utilizados, oferecendo suporte para consulta de informações de contas, orientação em transações, consultoria sobre produtos e respostas a perguntas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Exemplos incluem o VAI do Vietcombank,o ACB Chatbot, o Assistente Virtual do MB, o iBot do VietinBank e o BIDV SmartBanker. Centrais de atendimento com inteligência artificial integrada ajudam a categorizar e processar chamadas automaticamente, reduzindo a carga de trabalho da equipe e aprimorando a experiência do usuário.
Na área de identificação e autenticação, a IA é aplicada em eKYC, biometria (reconhecimento facial, impressão digital, voz) e OCR para extrair automaticamente informações de carteiras de identidade, contratos e faturas. Como resultado, o tempo de processamento para abertura de contas, emissão de cartões e solicitações de empréstimo foi significativamente reduzido. A IA também está sendo amplamente utilizada na análise de risco e prevenção de fraudes. O Vietcombank aplica IA na análise de risco de crédito e na detecção de transações incomuns; o VietinBank utiliza Aprendizado Profundo na identificação e prevenção de fraudes com cartões; o Techcombank aproveita a IA e a Análise Preditiva para prever o risco de crédito. Notavelmente, muitos bancos têm utilizado IA para avaliar a capacidade de pagamento, aprovar empréstimos automaticamente e personalizar taxas de juros e condições de crédito, contribuindo para ampliar o acesso ao capital para os clientes.
A implementação prática da IA em muitos bancos vietnamitas demonstrou clara eficácia. No VietinBank, a assistente interna de IA, Genie, processou aproximadamente 350.000 perguntas em apenas dois meses, economizando 95% do tempo, o equivalente a centenas de milhares de horas de trabalho por mês. O Techcombank aplicou IA para criar 100 milhões de pontos de dados personalizados para análise, enviando assim mais de 52 milhões de recomendações financeiras para mais de 4 milhões de clientes. No HDBank, o Sr. Dam The Thai, Vice-Diretor Geral, afirmou que a IA ajudou o banco a automatizar processos repetitivos, reduzindo o trabalho manual em cerca de 80%, economizando mais de 92.000 horas de trabalho anualmente. A taxa de aceitação dos produtos sugeridos pelo sistema de IA atingiu 15% do total de recomendações, demonstrando o claro impacto prático da tecnologia.
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A inteligência artificial está gradualmente se tornando uma parte indispensável do ecossistema bancário moderno. |
O caminho não está pavimentado com rosas.
Os benefícios da IA são inegáveis. De acordo com o Dr. Nguyen Tu Anh, Diretor de Pesquisa de Políticas da Universidade VinUni, a IA está criando uma verdadeira revolução no setor financeiro e bancário, desde a automação de processos internos até a personalização de serviços externos. A aplicação da IA oferece benefícios duplos: otimização de custos e redução de riscos, aumento da receita e expansão do acesso ao financiamento por meio de dados alternativos. No entanto, a jornada da IA não está isenta de desafios. O maior obstáculo é a qualidade e a confiabilidade dos dados – um fator crucial para a precisão dos modelos de IA. Riscos de segurança cibernética, ataques de deepfake e envenenamento de dados criam uma necessidade urgente de gerenciamento de riscos tecnológicos. Além disso, a sobrecarga dos sistemas bancários legados e o custo da migração da infraestrutura continuam sendo desafios significativos para muitos bancos tradicionais.
De acordo com o Relatório de Perspectivas de 2025 do IBM Research Institute, a IA — especialmente a IA generativa — deverá ser fundamental para melhorar a taxa de sucesso na Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) por meio da otimização de processos, atualizações de sistemas bancários centrais, aconselhamento personalizado e previsão do comportamento do cliente. No entanto, o sucesso não reside em possuir a tecnologia mais cara, mas sim na capacidade de integrar a IA a uma estratégia de governança transparente, segura e humanizada.
O Dr. Nguyen Quoc Hung, Vice-Presidente e Secretário-Geral da Associação Bancária do Vietname, enfatizou que os desafios relacionados com a cibersegurança, a segurança de dados, o risco de produtos tecnológicos falsificados (Deepfake) e os riscos éticos na IA são obstáculos tangíveis. Além disso, existem custos de investimento significativos e uma escassez de pessoal qualificado em IA…
Compartilhando da mesma opinião, o Sr. Tran Cong Quynh Lan, Vice-Diretor Geral do VietinBank, afirmou que a IA é uma tecnologia nova e, portanto, sua aplicação sempre acarreta riscos inerentes. No entanto, sem testes, não se saberá quais são os riscos e, consequentemente, não será possível tomar medidas preventivas. Por exemplo, na aplicação da IA, essa tecnologia é muito inteligente, mas também apresenta imperfeições. Há muitos casos que demonstram que a IA pode manipular informações e produzir resultados imprecisos…
“O setor financeiro e bancário é uma área sensível, diretamente relacionada aos interesses das pessoas, e construir confiança é extremamente importante. Portanto, a aplicação da IA também exige muita cautela”, alertou o Sr. Lan.
O Dr. Nguyen Tu Anh acredita que o Vietnã possui uma “mina de ouro de dados” graças aos 84% da população que utilizam smartphones e à cobertura 4G de quase 100%. No entanto, os bancos devem priorizar o investimento em infraestrutura para coleta, limpeza, classificação, gerenciamento e segurança de dados, bem como o desenvolvimento de IA específica antes de avançar para modelos mais complexos. Além disso, para aplicar a IA com sucesso, os bancos precisam se concentrar na inclusão financeira e usar a IA para aproveitar dados não tradicionais, substituindo os dados tradicionais na tomada de decisões de crédito, expandindo assim o mercado efetivo para clientes do mercado de massa.
Fonte: https://thoibaonganhang.vn/ai-dang-dinh-hinh-lai-cuoc-choi-nganh-ngan-hang-175376.html


