Artigo de Gustavo Salomão, mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da FGV EAESP, e João Luiz Becker, professor do Departamento de Tecnologia e Data Science da FGV EAESP, publicado na revista GV Executivo, analisa o uso estratégico da inteligência artificial na transformação digital de uma indústria brasileira de autopeças.
A partir de um estudo de caso em uma fabricante de produtos de borracha, o trabalho demonstra que o sucesso da digitalização passa, necessariamente, pelo mapeamento detalhado dos processos produtivos antes da adoção de novas tecnologias. A pesquisa destaca o Business Process Management (BPM) como elemento central para orientar decisões, integrar sistemas e definir prioridades.
Com a aplicação combinada de conceitos da Indústria 4.0, uso de sensores, análise de dados em tempo real e soluções de inteligência artificial, a empresa conseguiu ampliar a capacidade produtiva, reduzir custos e melhorar indicadores operacionais, sem grandes investimentos em infraestrutura. O estudo oferece um passo a passo prático que pode orientar gestores industriais na jornada de transformação digital.

