O próximo 1 de janeiro de 2026 todos os condutores deverão levar uma baliza V16 no veículo. Agora bem, não serve qualquer modelo.
A Direcção Geral de Tráfico (DGT) tem retirado quatro modelos que, até agora, estavam homologados. Trata-se de quatro balizas que se venderam através de plataformas comou Amazon, Temu e AliExpress.
As balizas V16 que não servem
As balizas V16 vão substituir aos tradicionais triângulos de emergências. A partir de 1 de janeiro, os condutores que sofram alguma avaria, acidente ou emergência na estrada deverão utilizar uma baliza V16 para sinalizar o ocorridos.
No entanto, há quatro modelos que têm perdido a homologação e, por tanto, não contam com reconhecimento oficial nem respaldo legal. Os dispositivos afectados são:
- Dom Feliz V16IoT: Ledel Solutions / Yuyao Jiming Electronic
- The Boutique For Your Car V16IoT: Ledel Solutions / Yuyao Jiming Electronic
- Ikrea V16IoT: Ledel Solutions / Yuyao Jiming Electronic
- Call SOS XL‑HZ‑001‑VC: Ditraimon S.L.
“Certificados de vigência finalizada”
Estas quatro balizas têm passado da listagem oficial à categoria de “certificados de vigência finalizada“.
Não obstante, Tráfico aclara que a retirada não supõe um risco para os proprietários destas balizas. Agora bem, desaconseja seu compra a quem ainda não as adquiriram, já que não cumprirão com o futuro regulamento.
Requisitos indispensáveis das balizas V16
A DGT tem decidido retirar estes quatro modelos de balizas por requisitos técnicos. As balizas devem verificar sua conectividade, bateria, visibilidade e renovar periodicamente sua certificação.
No entanto, os modelos descatalogados não têm conseguido adaptar aos requisitos técnicos mais recentes. Por isso, se recomenda aos condutores consultar a listagem oficial da DGT dantes de adquirir uma baliza V16.

