Como (e quando) usar o Gemini AI no Gmail e no Google Docs

A inteligência artificial generativa está em quase todo lugar no momento, encontrando seu caminho artigos acadêmicos, ensaios de estudantese-books digitais, relatórios policiais, blogs de tecnologia e muitos outros lugares. Agora é muito fácil produzir milhares de palavras sobre praticamente qualquer tópico imaginável, com alguns cliques e prompts bem escolhidos — e o Google está interessado em ajudar os usuários a se envolverem nesse boom de produção de conteúdo de IA, adicionando ferramentas de escrita alimentadas por seu Chatbot Gemini no Gmail, Google Docs e outros aplicativos.

Observe que, por enquanto, esses recursos só estão disponíveis se você ou sua organização estiver pagando pelo Google Workspace ou se você estiver inscrito em um plano Google One AI Premium — mas eles podem muito bem ser filtrados para contas pessoais no futuro. É aqui que essa assistência de escrita com tecnologia Gemini aparece, como você pode usá-la e as maneiras pelas quais ela pode ser melhor implantada.

IA Gemini no Gmail

A IA já está no Gmail há vários anos, em recursos como Smart Reply e Smart Compose, mas a adição do Gemini leva a composição de texto a um nível totalmente novo. Comece a compor um novo e-mail no Gmail na web, e você verá uma pequena caneta com uma estrela ao lado na barra de ferramentas inferior: Clique nela, e você pode inserir um prompt para todo o seu e-mail. Como de costume, quanto mais detalhado o prompt, melhores os resultados.

Depois que Gemini tiver feito seu pensamento, você pode classificar os resultados com um polegar para cima ou polegar para baixo. Você pode clicar Inserir para aceitar o texto e adicionar quaisquer edições que desejar, ou você pode clicar em Refinar botão abaixo para fazer alterações — ele ajudará você a encurtar a prosa, elaborar o que já foi definido ou torná-la mais formal, por exemplo.

Compondo e-mails com Gemini no Gmail. (Gizmodo)

Essas opções para refinar texto também podem ser usadas em textos de e-mail que você escreveu usando sua própria mente humana — basta clicar no ícone de caneta, como antes. Com base nos testes que fiz, é aqui que o Gemini é realmente mais útil, particularmente para encurtar e-mails longos. No entanto, você ainda terá que verificar novamente para ter certeza de que eles não deixaram nada importante passar.

Ser capaz de gerar um texto claro e natural como esse é um feito impressionante, mas é difícil saber para quem você gostaria de enviar um e-mail gerado por IA. Não para um amigo ou familiar, certamente? Provavelmente nem para seu chefe ou colegas. Talvez a IA pudesse ser usada para terceirizar e-mails administrativos chatos? Mas com alucinações sempre sendo um risco, você pode descobrir que de repente concordou em pagar o dobro da taxa vigente pela sua banda larga.

Resumo do Gmail Gemini
O Gemini resumirá longas conversas do Gmail para você. (Gizmodo)

Um dos meus prompts de teste foi “escreva para o editor do Gizmodo dizendo que ótima publicação ele é e o quanto sou fã dele, tendo lido por mais de 10 anos”. As respostas foram boas, até certo ponto, mas um tanto afetadas e maçantes — como se fossem os resultados condensados ​​e médios de um milhão de notas de agradecimento e cartas de apreciação (que é, claro, como tudo isso funciona).

Gêmeos também aparece como um Resuma este e-mail no topo dos tópicos de e-mail no Gmail, e ele pode listar itens acionáveis ​​dos tópicos de e-mail também, por meio do botão Gemini (canto superior direito). Isso realmente funciona bem, e posso ver que pode ser útil — desde que seus e-mails não sejam importantes o suficiente para que perder um ou dois detalhes vá importar.

Gemini AI no Google Docs

No momento, no Google Docs com o Gemini habilitado, assim que você cria um documento em branco, você verá uma Ajude-me a escrever prompt, bem no topo. Clique aqui e você pode inserir prompts para produzir texto sobre qualquer coisa que você goste: capítulos iniciais de romances, pautas para reuniões, explicações sobre como o DNA funciona no corpo… seja lá o que for que você precise de inspiração.

O botão Gemini AI (a pequena caneta azul com uma estrela ao lado) segue você enquanto você escreve, bem ao lado dos botões de comentário e emoji. Você pode usá-lo para inserir frases curtas ou blocos de texto mais longos sempre que quiser — e pode até mesmo pedir para ele continuar no mesmo estilo e tom do que já está na página.

Gêmeos no Google Docs
Gemini produzirá um texto sobre o tópico de sua escolha. (Gizmodo)

Muitas vezes, você receberá o mesmo texto genérico que está acostumado da Gemini, ChatGPT e Copilot. Meus esforços para fazer a Gemini escrever um pitch para um programa de televisão que “mistura os melhores pedaços de Twin Peaks, Westworld, The Leftovers e Presumed Innocent” levaram a — e você pode ter ouvido algumas dessas frases antes — a criação de “personagens complexos”, um “passado trágico” e uma pequena cidade onde “a realidade não é bem o que parece”.

Assim como no Gmail, os recursos de resumo e reescrita são talvez os mais úteis aqui. Você pode selecionar o texto antes de clicar no botão da caneta AI para refiná-lo, e pode usar o botão de estrela Gemini (no canto superior direito) para obter resumos de documentos, para reformular certos blocos de texto ou para ter novas ideias com base no que você já escreveu.

Esboço de Gêmeos no Google Docs
A capacidade de Gêmeos de delinear e resumir é promissora. (Gizmodo)

Para escritores, a opção de reescrever ou reformular rapidamente pequenos pedaços de texto torna o Gemini mais útil — um pouco como um dicionário de sinônimos supercarregado. Para gerar grandes blocos de texto, no entanto, ele tem seus limites, a menos que você esteja procurando por uma escrita que seja um tanto insossa e esquecível (e possivelmente cheia de erros, dependendo do que você está escrevendo). E tenha em mente que o Google Docs mantém um histórico de revisão, que mostra grandes pedaços de texto aparecendo do nada ao lado do seu nome…

Pessoalmente, não consigo imaginar um cenário em que eu pediria à IA generativa para inventar um texto novo para mim que eu não preferiria apenas escrever e pesquisar eu mesmo. A tecnologia é mais promissora quando se trata de resumir e criar novas ideias, e talvez seja aqui que ela vai encontrar seu lugar: um assistente de escrita em vez de um substituto de escritor.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima