Na última terça-feira (20), o Google anunciou um novo modo de Inteligência Artificial (IA) integrado diretamente ao seu mecanismo de busca. A novidade permite que os usuários interajam com a plataforma de forma mais conversacional, como se estivessem dialogando com um especialista.
O recurso, chamado de “Modo IA“, foi lançado nos Estados Unidos nesta semana e aparece como uma opção na barra de pesquisa do Google. A atualização foi apresentada durante a conferência anual de desenvolvedores, em Mountain View, na Califórnia, como parte da estratégia para enfrentar a concorrência de ferramentas como o ChatGPT.
Vale citar que, até então, estava disponível o AI Overview, que gerava uma resposta para quando uma pergunta objetiva era feita. Agora, a principal mudança é que a busca não precisará mais ser feita apenas com palavras-chave. A ideia é que a ferramenta seja capaz de responder perguntas mais complexas e extensas – assim como as que costumam ser feitas ao ChatGPT, por exemplo.
Onde encontrar o Modo IA do Google?
A funcionalidade ficará posicionada ao lado de “Imagens”, “Vídeos” e “Notícias”, logo abaixo da barra de pesquisa. Ao utilizar a ferramenta, o usuário recebe resumos dos tópicos, além de acesso a links e outros serviços da própria empresa.
Segundo Robby Stein, vice-presidente de Produtos do Google Search, “o Modo IA é particularmente útil para perguntas que exigem mais exploração, comparações e raciocínio”.
Na prática, diferente de uma busca convencional, a nova ferramenta do Google permite dar continuidade ao conteúdo pesquisado com perguntas complementares, simulando uma conversa com os chatbots. Além de texto, a ferramenta também aceita comandos de voz e imagem, permitindo, por exemplo, que o usuário envie uma foto da galeria para realizar uma pergunta relacionada.
O Google revelou ainda planos para lançar óculos de realidade aumentada em parceria com as marcas Warby Parker e Gentle Monster. O dispositivo contará com câmera, microfone e alto-falantes, numa tentativa de competir diretamente com os óculos inteligentes da Meta, desenvolvidos em colaboração com a Ray-Ban. A expectativa é que o produto comece a ser fabricado ainda este ano.
O Google também pretende oferecer uma ferramenta de IA por assinatura, reforçando seu posicionamento no mercado de Inteligência Artificial.