A inteligência artificial Gemini, do Google, passará a ter integração com novos aplicativos a partir de 7 de julho, incluindo o WhatsApp, Telefone, Mensagens e Utilitários. Embora essa ampliação de funções represente um avanço técnico, o lançamento gerou forte controvérsia entre usuários e especialistas em privacidade.
O principal motivo é que a extensão do WhatsApp aparece ativada por padrão, sem um aviso claro ou instruções diretas para desativação. Ou seja, muitos estão entendendo que o Gemini pode simplesmente monitorar as conversas e interações, usando esses dados para treinamento de sua inteligência artificial.
Neste artigo, vamos ver o que há de fundo de verdade nessa história, e como você pode desativar o recurso no WhatsApp instalado no seu smartphone.
O cenário de momento
Segundo e-mails enviados pelo Google, o Gemini poderá interagir com esses aplicativos mesmo se a atividade da IA estiver desativada — inclusive acessando mensagens e controlando configurações do sistema, como enviar mensagens de texto e modificar preferências do dispositivo.
A empresa afirma que, com a atividade desligada, esses dados são armazenados por até 72 horas “por segurança”, o que não tranquilizou os usuários mais atentos à privacidade.
O maior ponto de crítica é que o e-mail distribuído não apresenta um guia detalhado para desativar essa funcionalidade. A página de suporte mencionada também não oferece ajuda prática. Essa falta de transparência reacende discussões sobre o nível de controle do usuário em tecnologias assistidas por IA.
Por que isso pode ser (muito) errado
Neste exato momento, muitas pessoas estão questionando abertamente o comportamento das gigantes de tecnologia sobre a coleta e monitoramento dos dados dos seus usuários.
E chama a atenção (negativamente) como praticamente todas as empresas estão mais preocupadas com a coleta de dados reais para o treinamento de suas respectivas plataformas de inteligência artificial do que com a privacidade dos usuários.
Só falta o Google lançar um “plano adicional” para não coletar esses dados automaticamente no WhatsApp, monetizando algo que é de direito individual e coletivo.
Algo me diz que o jurídico do Google deve trabalhar em breve por causa desse problema que a gigante de Montain View criou para ela mesma…
Como desativar as extensões
A única boa notícia disso tudo é que o Google (talvez prevendo as pedradas que iria levar) possui um modo para desativar as extensões manualmente. Só se esqueceu de contar para todo mundo que essa possibilidade existe.
Ao realizar o procedimento, você mantém as suas conversas e arquivos do WhatsApp bloqueados par ao Gemini, garantindo assim a sua privacidade tão sagrada.
Para isso, faça o seguinte:
- Abra o aplicativo Gemini instalado em seu smartphone
- Toque no ícone da Conta Google, localizado no canto superior direito da interface
- Acesse o item “Aplicativos”
- Role na tela até a seção “Comunicação”
- Desligue a opção referente ao WhatsApp