LUIZ VALLOTO
*Por Matthieu Ruif
Para novos empreendedores digitais, o uso da inteligência artificial (IA) pode ser um divisor de águas no comércio eletrônico. Segundo uma pesquisa recente da Microsoft, 74% das micro, pequenas e médias empresas já incorporaram a IA em suas operações diárias. As principais utilizações incluem assistentes virtuais, softwares para agilizar o trabalho e geração de imagens e conteúdo.
Neste artigo apresento dicas importantes sobre como aproveitar ao máximo as ferramentas de IA para impulsionar empreendimentos online, afinal, iniciar e expandir no competitivo mercado de comércio eletrônico é um desafio.
Ao escolher ferramentas de IA para o seu negócio, verifique se elas simplificam, e não complicam, operações diárias. Automatizar tarefas repetitivas, como a edição de fotos e a gestão de inventário, pode liberar tempo para que você se concentre em estratégias de crescimento e inovação.
Ter ferramentas que permitam inovar suas redes e sites, por meio da edição, retoque e até reutilização de imagens, economizando tempo e recursos, é uma forma de manter a consistência das imagens em diferentes plataformas e aumentar o apelo visual dos produtos.
A qualidade das imagens dos produtos é fundamental para atrair clientes. Ferramentas de IA podem automatizar a remoção de planos de fundo, ajustar cores e adicionar sombras realistas, tornando as fotos mais profissionais e atraentes em todos os canais de venda. Com filtros dinâmicos, edição de imagens de produtos e tecnologia de experimentação virtual, a IA facilita a padronização de fotos, navegação e a compra online.
Certifique-se de que as ferramentas de IA que você escolher são compatíveis com dispositivos móveis e desktops, e que ofereçam APIs para integração fácil com o seu site e outros canais de vendas. A escalabilidade também é importante para evitar a migração para novas ferramentas à medida que sua empresa cresce.
Escolha ferramentas que ofereçam suporte contínuo e permitam o feedback dos usuários, pois isso garante que a plataforma se adapte às suas necessidades.
A Photoroom é um exemplo de ferramenta que, por meio da Inteligência Artificial, permite a criação de peças profissionais com facilidade. Com poucos cliques, você consegue abusar da criatividade e alcançar bons resultados. Ao eliminar tarefas não criativas do processo de design, como a remoção dos planos de fundos, os empreendedores podem se concentrar e se dedicar mais na parte criativa e na história que desejam contar.
Adotar a IA no comércio digital pode proporcionar vantagens significativas, desde a melhoria das imagens dos produtos até a personalização da experiência do cliente e a automação de tarefas. Com a tecnologia certa, os empreendedores digitais podem se concentrar na tarefa mais importante: transformar seu negócio e alcançar novos patamares de sucesso.
*Matthieu Rouif, co-fundador e CEO da Photoroom.
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LUIZ FERNANDO VALLOTO
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