Como usar o Gemini AI para escrever qualquer coisa no Google Docs

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O Gemini AI, o mais recente modelo de linguagem do Google, está revolucionando a maneira como criamos conteúdo no Google Docs, desde a elaboração de e-mails e relatórios até a geração de textos criativos.

Neste guia, mostraremos as etapas para acessar e configurar o Gemini AI no Google Docs, exploraremos seus recursos impressionantes e forneceremos exemplos práticos de como aproveitar seu potencial para uma ampla variedade de tarefas.

Como integrar o Gemini no Google Docs

Infelizmente, a integração do Gemini com o pacote Workspace do Google não está disponível para usuários do nível gratuito. Você precisará de uma assinatura de US$ 20/mês para o Plano Premium de IA do Google One (ou uma conta de trabalho ou escola por meio de um complemento Gemini para Google Workspace) para obter acesso. Inscrever-se no plano pessoal é simples.

Entre na sua conta Gemini free tier e clique no grande botão de opção que diz “Attempt Gemini Superior!” no canto superior direito da tela. Clique Iniciar teste na parte inferior da nova aba que aparece, selecione sua estrutura de pagamento e clique em Inscreva-se. Após se inscrever, você receberá o primeiro mês de serviço gratuitamente.

Começando com Gemini

um novo documento no Docs
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Em seguida, faça login na sua conta Google One AI Premium e abra uma nova instância do Docs. Selecione um documento existente para abrir ou crie um novo. Olhe no canto superior direito da janela de edição, entre o botão Compartilhar e seu avatar; esse ícone inicia o painel lateral Gemini — clique nele.

O painel lateral corre pela borda direita da janela e pode ser expandido para fora. Ele fornece aos usuários um conjunto de ações sugeridas que pode tomar em seu nome acima da janela de immediate de contexto. Use-o como faria com o chatbot Gemini.

Essa integração funciona da mesma forma que a versão do chatbot, então você pode fazer com que ele gere e reescreva prosa, responda perguntas sobre o assunto que você está escrevendo e até mesmo gere imagens que você pode integrar perfeitamente ao seu documento.

O que Gemini pode fazer no Docs

O Gemini no Google Docs ostenta uma gama de capacidades generativas. Obviamente, ele pode criar prosa escrita em uma ampla variedade de estilos — desde tarefas profissionais como roteiros de chamadas de vendas, relatórios comerciais, legendas de mídia social e rascunhos de e-mail de resposta, até atividades criativas como elaborar poemas, contos e letras de música. Você também pode referenciar arquivos no Drive e e-mails no Gmail diretamente pelo Gemini no Google Docs.

Mas o Gemini também pode encurtar e alongar o texto conforme necessário usando as funções de resumo e expansão. Você pode pedir um resumo de um documento longo e fazer com que o Gemini retorne seus pontos-chave, ou fazê-lo elaborar o texto existente para fornecer detalhes adicionais. Ele pode até mesmo reescrever passagens inteiras mediante solicitação, ajustando o tom da sua escrita para melhor se adequar a diferentes públicos e situações sociais.

Gemini AI escreveu uma carta de apresentação
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Por exemplo, esbocei minha experiência de trabalho como jornalista na última década e solicitei que a Gemini escrevesse uma carta de apresentação para mim, candidatando-me a uma vaga genérica de repórter de tecnologia. O primeiro rascunho period grosseiro — a IA errou a ordem do meu histórico de trabalho, e o documento inteiro period desesperadamente curto em detalhes.

No entanto, com apenas alguns prompts de acompanhamento, consegui gerar um rascunho de carta de apresentação viável ao qual pude adicionar detalhes específicos do trabalho. Eu não diria que foi necessariamente mais fácil do que escrever a carta eu mesmo (pois terei que voltar e trabalhar nela manualmente para deixá-la no padrão), mas me poupou da parte de contemplação do umbigo do processo no início, onde fico olhando para uma tela em branco até que uma ideia meio decente me ocorre, e as sugestões sobre como melhorar a peça revelaram lacunas no meu argumento para o emprego.

A IA também traduzirá prontamente seu texto para qualquer um dos 40 idiomas, bem como gerará conteúdo diretamente neles. Por exemplo, o Gemini rapidamente produziu um argumento de 200 palavras a favor de comer um cheeseburger no almoço em francês para mim durante o teste. No entanto, não tenho ideia se seus argumentos são convincentes, pois não falo francês.

O que você pode fazer com Gêmeos

Mesmo que você não queira entregar as rédeas completamente para a IA, há muito que o Gemini pode fazer para ajudar na sua escrita. Um aplicativo que o Google tem repetidamente apresentado em suas demonstrações e apresentações está usando a IA como uma caixa de ressonância para fazer um brainstorming de ideias, sejam elas para um tópico de assunto, uma manchete ou um tema de artigo. Gemini também pode montar esboços e progressões de histórias para você desenvolver por conta própria.

Nos casos não tão raros em que você enfrenta bloqueio de escritor no meio de uma peça, o Gemini pode oferecer sugestões sobre como potencialmente mover o enredo para frente ou fornecer perspectivas alternativas para sua análise. Ele também pode atuar como um assistente de pesquisa, reunindo informações sobre seu tópico diretamente na janela Doc e resumindo suas descobertas.

Você pode até usar o Gemini para editar e revisar texto. Ele vai além de uma simples verificação ortográfica e pode identificar erros em seu argumento e pontos de tropeço em sua prosa, e então sugerir melhorias para refinar ainda mais sua ideia.

Sugestões de edição Gemini
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Por exemplo, eu alimentei meu artigo recente sobre a nova colaboração de anúncios da WPP com a Coca-Cola em um Doc e pedi sugestões sobre como ele poderia ter sido melhorado. Ele retornou um número surpreendentemente grande (um tanto insultuoso) de maneiras pelas quais eu poderia ter feito melhor, incluindo “Fornecer mais contexto na introdução”, “Explicar os benefícios de usar IA para publicidade em mais detalhes”, “Discutir as potenciais implicações da IA ​​na publicidade” e “Adicionar um título mais descritivo e envolvente”.

Embora eu provavelmente não tivesse implementado essas edições no artigo enquanto ele era publicado, são conselhos sólidos que ouvi dos meus editores humanos e podem servir como um bom ponto de partida para relatórios de acompanhamento.

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