Pular para o conteúdo

Concorrente do ChatGPT quer angariar dinheiro para se avaliar em 14 mil milhões – Tecnologias

Banner Aleatório

A Perplexity AI está em negociações para obter uma avaliação de 14 mil milhões de dólares (12,6 mil milhões de euros). O objetivo é angariar algo como 450 milhões de euros, podendo superar este valor. 

Banner Aleatório

O Wall Street Journal adianta que a capital de risco Accel deve liderar a ronda que significa que a empresa de Inteligência Artificial aumente a sua avaliação em 50% face ao ano pasado, quando em novembro determinaram que esta valia oito mil milhões de euros.

A concorrente do ChatGPT recolheu quatro rondas de financiamento só no ano passado, uma dela apoiada pelo fundador da Amazon. No início de 2024, Jeff Bezos duplicou o investimento na Perplexity AI.

Esta avaliação vem reforçar o entusiasmo e apetite à volta das empresas de IA Generativa, especialmente numa altura em que o Google está a ser ameaçado no segmento das pesquisas. A Perplexity tem vsto o seu valor aumentar ao longo dos últimos meses, posicionando-se como uma das startups de maior crescimento neste ecossistema. 

A Perplexity quer competir com os grandes e já anunciou que está a criar um “browser” com agentes de IA, a que vai chamar de Comet. A Anthropic, outra concorrente, lançou recentemente um produto semelhante, o que mostra que o mercado se está a movimentar no mesmo sentido. O Comet será também concorrência direta ao Chrome da Google e ao Safari da Apple.

A sua principal concorrente, a OpenAI, está avaliada em 278 mil milhões de euros, enquanto a Anthropic vale 55,3 mil milhões.

Recentemente, a Meo anunciou que tinha assinado um acordo com a Perplexity a nível nacional, permitindo que os clientes da operadora tenham acesso gratuito à tecnologia da empresa de IA nos próximos 12 meses. A empresa já tinha feito um acordo exclusivo com a Telefónica para Espanha e com a Sunrise para o mercado suíço.



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *