Pular para o conteúdo

Concurso da Telebras oferece vagas em Brasília e Rio

Banner Aleatório

Telebras nova marca concurso

Banner Aleatório

A Telebras publicou ontem, 9, o Edital nº 1, para a realização de concurso público destinado ao provimento de 930 vagas e à formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior da carreira de Especialista em Gestão de Telecomunicações. O certame será executado pelo Cebraspe e prevê remuneração de R$ 11.680,78 para jornada de 40 horas semanais, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A seleção compreenderá provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos, todas sob responsabilidade do Cebraspe. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em Brasília para todos os cargos e, adicionalmente, no Rio de Janeiro para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação e engenharias de Redes e de Telecomunicações.


Publicidade



Vagas, localidades e cadastro de reserva

As vagas são destinadas à carreira de Especialista em Gestão de Telecomunicações, com diferentes cargos e subatividades nas áreas jurídica, tecnologia da informação, administração, auditoria, comercial, estatística, finanças, marketing, psicologia, contabilidade e engenharias diversas (aeroespacial, civil, eletricista, de redes e de telecomunicações).

No Cargo 2 (Analista de Tecnologia da Informação), por exemplo, há vagas em Brasília e Rio de Janeiro, com limite máximo de aprovados somando até 50 e 30 candidatos, respectivamente, incluindo cadastro de reserva e cotas. No Cargo 5 (Analista Superior – subatividade Comercial), o edital prevê uma vaga para pessoas negras em Brasília e até 120 aprovados considerando o cadastro de reserva e as diferentes categorias de concorrência.

Os aprovados terão como lotação inicial a localidade escolhida no ato da inscrição, mas o edital ressalta que, por necessidade de serviço, o empregado poderá ser transferido para outra localidade.

Do total de vagas do concurso e das que vierem a ser criadas durante a validade do edital, 5% serão destinadas a candidatos com deficiência. O edital também detalha reservas para pessoas negras, indígenas e quilombolas no quadro de vagas por cargo.

Inscrições, provas e validade do concurso

O cronograma do edital estabelece o período de inscrições entre 11 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, com taxa de R$ 130, para todos os cargos. As provas objetivas e discursivas estão previstas para 8 de fevereiro de 2026.

O edital fixa ainda que o concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

O conteúdo programático geral abrange Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Língua Inglesa, legislação setorial de telecomunicações, ética e compliance na administração pública, entre outros tópicos comuns aos cargos.

Para o Cargo 5 (Analista Superior – subatividade Comercial), os conhecimentos específicos incluem legislação como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Civil da Internet, Lei de Criação da Telebras, Lei Geral de Telecomunicações, Lei das Estatais e respectivos decretos regulamentadores, além do Decreto de Políticas Públicas de Telecomunicações, Lei de Preferência da Telebras, Nova Lei de Licitações, Regimento Interno e Regulamento de Licitações e Contratos da empresa. Também são exigidos conhecimentos em fundamentos de marketing e ações de promoção institucional.

Créditos para Fonte

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *