O novo concurso Ministério da Defesa está confirmado e terá vagas para servidores. A seleção foi anunciada oficialmente pelo ministro José Múcio no início da tarde desta quarta-feira, 28.
Durante o evento de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, José Múcio detalhou uma série de medidas e novidades, sendo uma delas a realização do novo concurso público da pasta.
Múcio confirmou a criação da carreira civil da Defesa no âmbito do ministério.
Segundo ele, a novidade é fruto de um amplo estudo que foi realizado pela pasta em conjunto com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
“Teremos um concurso para servidores civis da pasta. O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia”, afirmou Múcio.
Em 5 de março, o Ministério da Defesa respondeu ao Qconcursos Folha Dirigda que existiam estudos para a criação do seu quadro próprio composto por civis, com expectativa de novo concurso.
O ministro da Defesa não estabeleceu prazos para a publicação do edital e quais serão os próximos passos.
Embora tenha confirmado a criação da carreira e um novo concurso para o Ministério da Defesa, o ministro José Múcio não revelou quais cargos deverão compor o quadro de civis da pasta.
Há uma expectativa de que a seleção ofereça 300 vagas e possa contemplar cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa, segundo informações divulgadas em uma reportagem da CNN, publicada em fevereiro.
O objetivo da criação de um quadro próprio, composto por servidores, é preencher cargos que atualmente estão ocupados por militares e diminuir, aos poucos, a ausência de civis no âmbito da pasta.
Segundo dados do governo, a Defesa tem cerca de 250 servidores cedidos de outros órgãos. A maioria é composta por militares das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.
Além disso, a estatítica ainda revela que somente 66 servidores do quadro da pasta são de carreiras, ou seja, aprovados em concursos públicos.
Também nesta quarta-feira, 28, foi anunciada uma medida inédita pelo Ministério da Defesa, sendo ela a criação do alistamento militar feminino.
A medida entrará em vigor a partir de 2025, em caráter voluntário, visando ampliar ainda mais a presença das mulheres nas Forças Armadas.
O decreto com as regras foi publicado no Diário Oficial da União e está assinado pelo presidente Lula.
No discurso durante o evento, Múcio também falou sobre a novidade e comemorou a iniciativa como um marco para a pasta.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –