conheça a estratégia ‘pega varetas’ ao responder as perguntas e saiba como chutar

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), maior seleção para o serviço público federal já realizada no país, serão realizadas no próximo domingo, 18 de agosto. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, ele oferece 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Com 2,14 milhões de inscritos e aplicação em dois turnos – são ao todo seis horas de prova -, o dia será uma verdadeira maratona para os candidatos.

Os candidatos responderão entre 60 (no Bloco 8) e 70 (nos demais blocos) questões de múltipla escolha. Ter clara qual é a melhor estratégia para controlar o tempo e o que fazer caso não saiba uma pergunta é fundamental para aumentar suas chances de êxito. Leia, nesta reportagem, as dicas dos especialistas.

O GLOBO terá gabarito extraoficial

O GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.

Para acompanhar a live clique no link: https://youtube.com/live/yRbLLZ6E4VQ

Heitor Ferreira, professor de redação e atualidades do Direção Concursos, orienta seus alunos a resolver as provas pelo método que chama de “pega vareta”, que consiste em resolver as questões mais fáceis, em seguida as medianas e, por fim, as difíceis.

— Ao começar a prova, o candidato vai começar a pincelar as questões que tem mais domínio. Então ele resolve as fáceis, medianas e, por fim, as difíceis. A ideia é que ao final ele volte nas questões com maior nível de dificuldade — fala Ferreira.

Diferentemente de provas do Enem e de alguns outros concursos públicos, o Concurso Nacional Unificado não trabalha com a Teoria de Resposta ao Item, o TRI, que considera o padrão de resposta do candidato para a nota final. Por isso, especialistas indicam que todas as questões sejam respondidas, até mesmo por meio de chute.

Ferreira, do Direção Concursos, sugere que os candidatos façam a média ponderada da quantidade de alternativas (que são cinco), pela quantidade de questões. De acordo com ele, deve haver um equilíbrio:

— O chute qualificado é fazer a media ponderada da quantidade de questões pela quantidade de alternativas. Na parte da tarde, por exemplo, são 45 questões, se o aluno marcou 20 alternativas ‘A’ tem algo errado. Tem que ter um equilíbrio de alternativas marcadas.

Rafael Vieira, coordenador da área de psicologia do Gran Concursos, avalia que o CNU é um desafio para o candidato por ser um formato novo, com vários cargos e conteúdos. Além disso o adiamento das provas, que inicialmente seriam aplicadas em 5 de maio, pode ter aumentado a ansiedade. Para ele, a chave para aliviar a tensão é ter confiança na preparação.

— É preciso ter segurança na preparação feita ao longo desse período, em tudo que se estudou e fez durante a preparação. É importante ir para o dia do concurso com a confiança de que se está bem preparado.

A psicóloga Mayara Barbosa diz que, na reta final do grande dia, os concurseiros devem fazer atividades que deem “sensação de conforto e segurança” — para isso vale desde ler um livro e aproveitar a companhia de um amigo, até fazer uma revisão.

—Tentar se conectar com coisas que te dão sensação de conforto e segurança pode te ajudar a aliviar. Para isso é importante você reconhecer quais são os fatores que te deixam em estado de alerta e medo e quais são os fatores que te aproximam de sensações de segurança e bem-estar.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima