Muitos usuários do ChatGPT, sem saber, tornaram públicas suas conversas privadas com o bot. Suas conversas agora estão disponíveis em mecanismos de busca como Google, Bing e DuckDuckGo, pesquisando por site:chatgpt.com/share, relata a PCMag, para ver milhares de conversas públicas, que vão desde confissões de solidão a perguntas sobre teorias da conspiração.

Fonte da imagem: Arkan Perdana/Unsplash
Todas essas conversas estão disponíveis publicamente graças a um recurso lançado pela OpenAI em maio de 2023 que permite o compartilhamento de links para chats específicos. Ao se comunicar com o chatbot ChatGPT, você pode clicar no botão “Compartilhar”, que abre uma caixa de diálogo para trabalhar com um link. Há uma caixa de seleção que diz “Tornar este chat detectável”:

Por padrão, essa opção não está marcada, mas se você marcá-la e clicar em “Copiar link”, toda a conversa com a rede neural será indexada pelo Google, Bing, DuckDuckGo e provavelmente outros mecanismos de busca. Criar um link público não revela o nome do usuário nem as informações da conta. Mas se a conversa mencionar nomes, lugares ou detalhes específicos, ela poderá ser facilmente identificada.
Representantes do Google explicaram que os mecanismos de busca não iniciam a indexação dessas páginas — a OpenAI é responsável por publicá-las. Os usuários podem editar ou excluir links públicos a qualquer momento e, quando uma conta é excluída, todos os chats relacionados também desaparecem. No entanto, até esse momento, as informações permanecem na internet.

Fonte da imagem: pcmag.com
O TechCrunch relatou anteriormente que o CEO da OpenAI, Sam Altman, observou recentemente que as pessoas contam ao ChatGPT as coisas mais íntimas de suas vidas, especialmente jovens que usam a IA como terapeuta ou conselheiro para lidar com questões pessoais e emocionais. No entanto, a OpenAI é legalmente obrigada a preservar as conversas e fornecê-las mediante solicitação em litígios.
Ao mesmo tempo, alguns usuários do Reddit observam que o acesso a chats públicos se tornou uma “mina de ouro” para especialistas em SEO, já que refletem perguntas reais do público. Problemas de privacidade semelhantes já surgiram no Meta✴: em junho, soube-se que chats públicos com sua IA foram incluídos no feed do Discover, após o que a empresa adicionou um aviso antes da publicação. Em fevereiro de 2024, depois que o Bard foi renomeado para Gemini, os usuários também descobriram que os chats com o serviço aparecem na busca do Google por meio do parâmetro site:gemini.google.com/share, mas agora nenhum resultado é retornado para essa solicitação.
Também há sobreposições entre as respostas do ChatGPT e os resultados de pesquisa do Google, incluindo o AI Overview, levando à especulação de que o ChatGPT pode estar usando dados de resultados de pesquisa.
No momento em que este artigo foi escrito, o Google parou de fornecer listas de conversas para a consulta site:chatgpt.com/share.

