A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta, 11, que a partir de 2026 a Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores. Até este ano, apenas o vencedor da competição garante ida ao continental além dos seis times pelo Campeonato Brasileiro (quatro para a fase de grupos e dois para os playoffs).
O Brasil continua, portanto, com as sete vagas para a Libertadores. De maneira consecutiva, desde 2019, um time brasileiro também garantiu vaga na competição internacional ao vencer o torneio, como é o caso atual do Flamengo. Por isso, até oito representantes nacionais participaram do continental e sua fase preliminar neste período.
A CBF ainda estuda se a vaga da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores), além de analisar como proceder caso os finalistas do torneio mata-mata também estejam na zona de classificação do Campeonato Brasileiro.
Com o calendário reformulado, e a pausa para a Copa do Mundo entre junho e julho, o Brasileirão começa em 28 de janeiro e se estenderá até 2 de dezembro. A Copa do Brasil tem início previsto para 18 de fevereiro e final única em 6 de dezembro.
Compartilhe essa matéria via:

