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Copilot, da Microsoft, Desbanca ChatGPT nas Empresas Brasileiras; em Calls, Teams Lidera

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O Microsoft Copilot lidera o uso com 40% de participação, seguido por ChatGPT (32%)

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A 36ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia, divulgada nesta quinta-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas, trouxe pela primeira vez dados sobre a participação de plataformas de inteligência artificial generativa no ambiente corporativo brasileiro. De acordo com o levantamento, o Microsoft Copilot lidera o uso com 40% de participação, seguido por ChatGPT (32%) e Google Gemini (20%). Essas soluções são aplicadas principalmente em atividades como chatbots, machine learning e reconhecimento biométrico.

O estudo também destaca mudanças nas dinâmicas corporativas: empresas estão realizando mais reuniões híbridas, com predominância do Microsoft Teams, que tem 48% de participação entre as plataformas de videoconferência. O Zoom caiu para 28% e o Google Meet aparece com 22%. Segundo o coordenador da pesquisa, professor Fernando Meirelles, “embora 80% das empresas afirmem usar inteligência artificial, 75% delas a utilizam muito pouco”.

Apesar da presença crescente de IA, o Excel continua sendo amplamente usado, inclusive em departamentos financeiros, onde responde por 90% das aplicações de inteligência analítica. A Microsoft lidera o mercado de BI com 28%, seguida por SAP (21%) e Qlik (18%). A nuvem já representa, em média, 52% do processamento nas empresas.

Além do uso de tecnologias emergentes, o levantamento aponta que o Brasil possui atualmente 502 milhões de dispositivos digitais em uso — o equivalente a 2,4 por habitante. Destes, 272 milhões são smartphones (1,3 por habitante), e outros 230 milhões são computadores, notebooks ou tablets. As vendas de computadores cresceram 5% em 2024, totalizando 12,6 milhões de unidades.

Os principais projetos de TI nas empresas seguem focados em três frentes: integração de IA com analytics, transformação digital e adoção do “novo” ERP — o sistema de gestão empresarial com foco em alinhamento estratégico. Totvs e SAP lideram este mercado, com 34% de participação cada. A Totvs se destaca entre empresas menores, enquanto a SAP é mais presente em grandes corporações.

A pesquisa também analisou o crescimento dos investimentos em tecnologia da informação. Em 2024, os gastos em TI representaram 10% da receita das empresas, com expectativa de ultrapassar 11% nos próximos anos. O CAPU — custo anual de TI por usuário — é de R$ 60 mil, podendo chegar a R$ 162 mil nos bancos, que devem investir até R$ 56 bilhões em TI até 2027.



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