A Coreia do Norte realizou esta quarta-feira, 26 de Março, exercícios militares com drones kamikaze (ou “suicidas”) comandados por inteligência artificial.
Kim Jong-un assistiu aos testes e defendeu que “equipamento não tripulado e tecnologia de inteligência artificial” devem ser prioridades na modernização do armamento do país, segundo citou a KCNA, a agência de notícias estatal norte-coreana.
O líder da Coreia do Norte também inspeccionou novos drones de reconhecimento capazes de detectar alvos estratégicos e actividade inimiga em terra e no mar.
A KCNA adianta que Kim Jong-un destacou a importância de um plano nacional a longo prazo para colocar o país na frente da corrida para a produção de veículos aéreos não tripulados, ou drones, inteligentes e para uso militar.
A Coreia do Norte tem apostado no desenvolvimento de drones, incluindo com capacidade kamikaze, possivelmente como parte da aliança militar com a Rússia, reforçada ao longo do último ano.
De acordo com a Reuters, os soldados norte-coreanos destacados para combater as forças de Kiev também já terão utilizado drones no campo de batalha.