Camaçari sedia a terceira edição do ‘Criar Jogos Labs’, promovido pelo Instituto Burburinho Cultural. O projeto tem como foco a capacitação de estudantes através de cursos de desenvolvimento de jogos. Com início em setembro, as atividades contemplarão 100 estudantes, divididos em cinco turmas. A estreia das atividades será na próxima sexta-feira (30), no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia (Ifba), no campus Camaçari, parceiro do projeto pelo segundo ano consecutivo.
Além da Bahia, o projeto atende jovens de São Paulo e tem cerca de 5 mil alunos inscritos. “Na Bahia, um game com o objetivo de servir como material didático para a disciplina História Afro-Brasileira foi elaborado unindo no roteiro o escritor Machado de Assis e a ativista Angela Davis. Ao viabilizar a formação, o Instituto Burburinho Cultural amplia perspectivas e faz sua parte para gerar impacto social”, destaca o diretor de projetos do instituto, Thiago Ramires.
destaque-1-lateral
As atividades dos cursos incluem videoaulas e módulos, tais como Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos. No encerramento do ciclo formativo, um concurso premia os melhores protótipos de games. O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário e Núclea, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, governo federal.