A divulgação das tarifas recíprocas do presidente Donald Trump levou auma destruição de US$ 5,4 trilhões no mercado de ações dos EUAem apenas dois dias, quando o índice S&P 500 caiu para seu nível mais baixo em 11 meses e o Nasdaq 100 entrou em território de mercado em baixa.
No entanto, em meio ao caos, os preços das Criptomoeda estão mostrando resiliência, com o Bitcoin (BTC) caindo cerca de 6% desde que as tarifas foram reveladas, em comparação com a queda de 11% da Nasdaq. O mercado de Cripto mais amplo, medido pelo CoinDesk 20 (CD20) caiu cerca de 4,9% no mesmo período.
Para colocar os números de liquidação em perspectiva, o valor total do mercado de Cripto é de cerca de US$ 2,65 trilhões, de acordo com dados da A Gravata. No último período de 24 horas, o Bitcoin caiu 0,3% para $ 82.619,77, enquanto o CD20 mais amplo subiu cerca de 0,2%. No fechamento do mercado na sexta-feira, a maioria das ações relacionadas a cripto também caiu, mas algumas realmente subiram.
A mineradora de Bitcoin MARA Holdings (MARA) subiu 0,6%, enquanto a CORE Scientific (CORZ) viu um movimento ascendente de 0,4%. A Strategy (MSTR), a maior detentora corporativa de Bitcoin com 528.185 BTC em seu balanço, subiu 4%. Ela superou significativamente a Nasdaq na sexta-feira, que caiu 5,8%.
Os preços das Criptomoeda provavelmente permanecerão resilientes. Dada sua acessibilidade por meio de produtos de investimento tradicionais, incluindo fundos negociados em bolsa (ETFs), e seu desempenho, eles podem ser “úteis como um hedge TradFi”, de acordo com Geoffrey Kendrick, do Standard Chartered.
“Nas últimas 36 horas, acho que também podemos adicionar a proteção contra ‘isolamento dos EUA’ à lista de usos do Bitcoin ”, escreveu Kendrick em um e-mail datado de 4 de abril, acrescentando um gráfico mostrando que, entre as 7 ações magníficas, apenas a Microsoft superou o BTC durante a liquidação.
A resiliência também está chegando à medida que a comunidade Cripto celebra o suposto aniversário do criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto. A data é baseada no perfil do criador do Bitcoin na P2P Foundation.
A data, alguns especulam, T é real, mas sim simbólica. Ela coincide com o aniversário de Ordem Executiva 6102, assinada pelo presidente Franklin D. Roosevelt em 5 de abril de 1933. A ordem exigia que os americanos entregassem seu ouro ao Federal Reserve.
Leia Mais: Bitcoin começa a se desvincular do Nasdaq enquanto as ações dos EUA desmoronam