Dados mostram que o setor de criptomoedas passou por uma grande quantidade de liquidações após a volatilidade que o Bitcoin e outras criptomoedas enfrentaram no último dia. O Bitcoin, em particular, experimentou uma montanha-russa, com seu preço oscilando tanto para cima quanto para baixo. Inicialmente, o preço do Bitcoin caiu para um mínimo de $100.400, vindo de um máximo em torno de $105.800, e depois se recuperou para $104.100. Apesar disso, a moeda ainda está em queda geral no dia, mas a perda é inferior a 2%. Outras criptomoedas não tiveram a mesma sorte, com o Ethereum ainda em queda de quase 6% e o Dogecoin cerca de 7%.
A tempestade de volatilidade no setor ocorreu após uma disputa pública entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o fundador da Tesla, Elon Musk. A discussão começou quando Trump expressou sua decepção com Musk por criticar o One Big Beautiful Bill Act, que Musk havia chamado de “abominação repugnante”. Os dois trocaram farpas nas redes sociais, com Musk até acusando o presidente de estar nos arquivos de Epstein.
Com toda a volatilidade que afetou o Bitcoin e outras criptomoedas no último dia, era esperado que o mercado de derivativos sentisse o impacto. De acordo com dados da CoinGlass, uma quantidade massiva de liquidações se acumulou nas várias exchanges centralizadas. O mercado de criptomoedas viu liquidações totalizando impressionantes $970 milhões nas últimas 24 horas. Desses, surpreendentes $854 milhões, representando 88% do total, vieram apenas de investidores em posições longas. Como de costume, Bitcoin e Ethereum lideraram o setor em liquidações, contribuindo com $346 milhões e $286 milhões, respectivamente. Um evento de liquidação em massa é popularmente conhecido como “squeeze”. Considerando que as posições longas compuseram a esmagadora maioria do último evento, ele pode ser chamado de “long squeeze”.